Operação da PF investiga transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa em Areia de Baraúnas, na PB — Foto: divulgação/Polícia Federal
Compartilhe!

A Operação Grãos de Areia da Polícia Federal foi deflagrada nesta sexta-feira (17) e cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Areia de Baraúnas, Passagem e Salgadinho, na Região Metropolitana de Patos. A operação tem objetivo de apurar transferências irregulares de eleitores, compras de votos e associação criminosa ocorridas nas eleições municipais do ano de 2020 em Areia de Baraúnas.

Conforme a Polícia Federal, o município de Areia de Baraúnas registrou mais eleitores que habitantes nas eleições de 2020, o que chamou atenção dos investigadores. Além disso, a diferença entre a chapa vencedora e a perdedora para o cargo executivo foi de apenas 26 votos na época.

A transferência irregular de eleitores e as compras de votos apuradas teriam desequilibrado o pleito, segundo investigações.

Foi determinada pela Justiça as quebras dos sigilos bancários de todos os suspeitos, com o objetivo de apurar as supostas compras de votos.

A operação ganhou seu nome em referência aos diversos eleitores cooptados para votar em Areia de Baraúnas, sendo eles os “grãos” de Areia.

G1 PB

Deixe seu comentário