Central de Transplante da Paraíba (Foto: Nyll Pereira)
Compartilhe!

A Central Estadual de Transplantes registrou, nessa quinta-feira (30), a segunda doação de coração deste ano, na Paraíba. Além do coração também foram doados o fígado, os rins e as córneas.

O paciente doador era um homem de 34 anos, que estava internado desde o último dia 26, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele teve a morte encefálica confirmada após a realização de três exames. Todo o processo foi acompanhado pela equipe multiprofissional da Central de Transplantes.

A captação aconteceu após a permissão da família. O procedimento, considerado uma corrida contra o tempo, durou cerca de quatro horas. O Corpo de Bombeiros teve um papel importante no processo, com uma operação especial para transportar os órgãos com agilidade até o hospital transplantador.

Todos os órgãos foram doados para pacientes paraibanos. O coração foi para um homem de 68 anos, o fígado para uma jovem de 19 anos, o rim direito para um homem de 59 anos, e o rim esquerdo para outro homem, de 57 anos.

“Essa é a terceira doação de múltiplos órgãos registrada só em março pela Central de Transplantes, e a segunda doação de coração do ano. Sem dúvidas, um importante avanço para o serviço na Paraíba. Esse resultado se deve especialmente à conscientização da população,  a autorização familiar, e ainda ao fato da qualificação permanente da nossa equipe e do olhar diferenciado que o Governo do Estado tem com a saúde do povo paraibano”, ressalta a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias.

SECOM-PB

Deixe seu comentário