Compartilhe!

O outono é a estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. No Hemisfério Sul o outono de 2023 começou dia 20 de março e deve se prolongar até 21 de junho.

De acordo com a previsão para o outono elaborada pelo físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Fisica Rodrigo Cézar, as chuvas poderão ocorrer de acordo com a seguinte previsão:

Sul do Brasil: chuvas variando de normais a acima da média no Rio Grande do Sul, talvés devido ao fato de um El Niño costeiro se instalar na costa do Peru e do Equador nas próximas semanas, já para o Paraná e Santa Catarina, chuvas variando de normais a abaixo da média dentro da estação;

Sudeste do Brasil: chuvas variando de normais a abaixo da média em praticamente toda a região;

Centro-Oeste: chuvas variando de normais a abaixo da média em Goiás e Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso a chuva poderá ficar na média ou acima dela;

Região Norte: chuvas variando de normais a acima da média em grande parte da região, com exceção do norte de Roraima, que poderá registrar chuvas variando de normais a abaixo da média.

Região Nordeste: chuvas variando de normais a abaixo da média em praticamente todo o estado da Bahia, assim como também em Sergipe, Alagoas e centro-oeste de Pernambuco. Para o centro-oeste da Paraíba, sul do Ceará, região central do Piauí e Maranhão, chuvas dentro da normalidade entre abril e junho. Já para o Rio Grande do Norte, centro-norte do Ceará, norte do Piauí e Maranhão, chuvas acima da média dentro da estação.

Texto: Dr. Rodrigo Cézar Limeira
Mapa do Brasil: Pixabay.com

Deixe seu comentário