Compartilhe!

O contato com animais aumenta níveis de endorfina (sensação de bem-estar), equilibra a pressão arterial, melhora capacidade de comunicação e socialização e ainda reduz a tristeza e ansiedade. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York mostrou que a convivência com bichos reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão, pois o ser humano passa a produzir mais hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina, que melhoram o humor.

Com o objetivo de humanizar o atendimento e levar benefícios para a saúde dos pacientes, o Hospital Geral do Hapvida NotreDame Intermédica, em João Pessoa, realizou uma ação de Terapia Assistida por Animais (TAA).

Nina, Cacau e Benjamim, cães terapeutas do projeto Terapet, chegaram animados para as visitas. Com roupa, lacinho na cabeça e fitinha no pescoço, eles alegraram não só os parentes, mas também acompanhantes e funcionários da unidade hospitalar.

O pequeno Miguel Rocha, de 5 anos, está internado após a colocação de um implante auditivo. Ele mora em Fortaleza e ficou muito feliz com a visita dos animais. Fez questão de alisar todos e tirar fotos com cada um deles. “Eles são muito bonitinhos. Achei muito legal”, disse.

Por onde passavam os animais iam distribuindo simpatia e arrancando sorrisos. Francisca Marinho, 53 anos, está internada para tratar uma infecção. Ela contou que tem cachorro em casa e estava com saudades dele. “Foi uma ótima visita, muito apaixonante. Bom para quem tem animal e para quem não tem”, afirmou.

Terapet – É um projeto social que visa levar cães para dentro de instituições de saúde e entidades filantrópicas. A filosofia é socializar o amor dos animais com as pessoas para que elas também sintam o amor canino. Quem desejar cadastrar o seu pet deve preencher um formulário que está disponível na biografia do instagram do projeto (@terapetoficial) e, tão logo o formulário seja analisado, será marcada uma entrevista para avaliação do animal.

O que é a TAA – A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma das práticas que vêm sendo utilizadas para amenizar as dores desses pacientes e pessoas envolvidas no tratamento. Ela envolve o contato do doente com animais, em busca do processo de melhora ou cura. O procedimento é acompanhado por profissionais da área da saúde.

Assessoria – Hapvida

Deixe seu comentário