Raylane Amaral, paraibana que descobriu que há 28 anos foi trocada em uma maternidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, assim como outras duas mulheres, diz que espera que a troca tenha sido um acidente. “Torço muito para que tenha sido um erro. Tudo isso já é tão traumático que descobrir que isso possa ter sido feito de maneira intencional nos traria mais sofrimento”.
A história veio à tona após Raylane, que mora nos Estados Unidos, ter feito um teste genético para tentar encontrar antepassados e montar árvore genealógica. No dia 24 de janeiro de 2023, quando estava passando férias na casa da família, em Cajazeiras, ela recebeu o resultado do teste genético da empresa ‘Ancestry’ que havia feito no mês de dezembro de 2022. A realização do exame genético teve como objetivo encontrar antepassados, pois ela estava fazendo a árvore genealógica da família.
Em seguida, Raylane fez o upload do resultado no site ‘My Heritage’, que busca familiares a partir de documentos e informações genéticas disponibilizadas pelos usuários, além de permitir a criação de árvores genealógicas. A plataforma tem um recurso que notifica o usuário quando algum parente é encontrado. Dessa forma, a paraibana recebeu uma notificação de que um possível irmão biológico havia sido encontrado.