“Para mim foi desesperador saber que minha filha não era minha filha biológica”. A fala é de Luísa Maria, uma das mães que tiveram seus bebês trocados em 5 de agosto de 1994, na maternidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. O caso descoberto 28 anos depois foi destaque no Fantástico deste domingo (23).
Luísa Maria ainda comentou que tem conversado com a filha dela, Milena, todos os dias para que juntas possam absorver a informação da melhor forma. ” Eu tento todos os dias conversar com ela. Nos primeiros dias da notícia, ela ficou muito nervosa, né”.
A descoberta aconteceu após uma delas, Raylane Amaral, que mora nos Estados Unidos, ter feito um teste genético para tentar encontrar antepassados e montar árvore genealógica. Quando fez o upload dos dados no site ‘MyHeritage’, que busca familiares a partir de documentos e informações genéticas disponibilizadas pelos usuários, apareceu a notificação de um irmão biológico.
O homem que teve uma combinação de DNA com Raylane é Lennon Carvalho, filho de Luísa Maria. Ele mora na Irlanda e também tinha feito o teste há algum tempo para saber a origem de seu DNA. Raylane entrou em contato com ele por uma rede social e perceberam que poderia ter acontecido uma troca.
Luísa Maria disse ao repórter Plínio Almeida que pensou que poderia se tratar de um irmão dos filhos dela por parte de pai. “Pensei que era um filho do meu ex-marido, né? Pensei em tudo o que você pudesse imaginar, menos que fosse uma troca de bebês”.