Patos (Foto: arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

Entre os dias 04 e 10 de maio, as chuvas no Brasil deverão seguir o seguinte prognóstico, elaborado pelo modelo GFS (Global Forecast System) do NCEP/NOAA:

Região Sul: acumulados significativos em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que poderão chegar a 95 mm, essa chuva mais persistente poderá está associada a formação de um El Niño costeiro, que está prestes a se configurar na costa do Peru e do Equador, esse tipo de El Niño não influencia nas chuvas das Regiões Norte e Nordeste do país, mas influencia nas precipitações que ocorrem na Região Sul, dessa forma, os três estados da referida região terão bons acumulados nos próximos 07 dias.

Sudeste: a chuva poderá ocorrer em acumulados pequenos em grande parte da região, com exceção para a região central do Rio de Janeiro que poderá registrar acumulados de 75 mm entre os dias 04 e 10 de maio.

Centro-Oeste: a chuva se concentra mais no sul do Mato Grosso do Sul, com acumulados que poderão alcançar os 55 mm, nos demais estados os acumulados poderão ser pequenos e a chuva cair de forma localizada.

Norte: as chuvas serão abundantes, principalmente no Amazonas, com acumulados que poderão alcançar os 115 mm, devido principalmente a atividade da Zona de Convergência Intertropical.

Nordeste: a chuva no semiárido da região deverá cair de forma bem irregular, principalmente no semiárido do setor norte, devido ao fato do Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste, está mais frio que o Atlântico Norte, com isso alguns locais poderão registrar entre os dias 04 e 10 de maio, chuvas de 20 mm, 30 mm, 40 mm e até 50 mm, e nos municípios vizinhos ocorrerem chuvas de 07 mm, 05 mm, 03 mm apenas.

No Litoral de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, chuvas em acumulados significativos poderão ocorrer nos próximos dias.

Físico e meteorologista Rodrigo Cézar

Créditos:

Texto: Dr. Rodrigo Cézar
Modelo GFS: NCEP/NOAA

Deixe seu comentário