São João no Parque do Povo, que é considerado como 'O Maior São João do Mundo', em Campina Grande — Foto: Emanuel Tadeu
Compartilhe!

Começa nesta quinta-feira (1º) a 40ª edição do São João de Campina Grande. Serão 31 dias de festa com mais de 90 atrações musicais no palco principal do Parque do Povo. Quem abre o evento são os artistas Biliu de Campina, Alcymar Monteiro, Geraldo Azevedo e Chico César, com participação de Juliette.

Shows do São João de Campina Grande nesta quinta-feira (1º)

  • Biliu de Campina
  • Alcymar Monteiro
  • Geraldo Azevedo e Chico Cesar (part. Juliette)

Biliu de Campina deve abrir a noite de shows. A previsão é de que ele suba ao palco principal do PP por volta das 20h. Em seguida, Alcymar Monteiro deve dar sequência às apresentações, com show marcado para acontecer a partir das 22h.

À meia-noite, sobem ao palco principal Geraldo Azevedo e Chico César, que estão com a turnê “Violivoz”. O repertório do show conta com sucessos como “Dia branco”, “Deus me proteja”, “Moça bonita”, “Onde estará o meu amor”, “Bicho de sete cabeças”, “Mama África” e muitos outros.

O show da dupla deve ter a participação de Juliette, que é natural de Campina Grande e em 2021 cantou na festa, na noite de São João.

Além dos shows musicais, o tradicional show pirotécnico, com a queima de fogos que marca o início do São João de Campina Grande, também deve acontecer, com cerca de cinco minutos de duração.

Entre as principais atrações de renome nacional confirmadas na programação do São João 2023 de Campina Grande estão Gusttavo Lima, Wesley Safadão, João Gomes, Léo Santana, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro e Alok.

Estão também nomes como Elba Ramalho, que mais uma vez se apresenta na véspera de São João, e os de Fagner e Roberta Miranda, que vão se apresentar no dia 24 de junho, dia de São João. Foi confirmado ainda que Calcinha Preta e Limão com Mel se apresentam no Dia dos Namorados, 12 de junho.

O Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados onde os shows acontecem, poderá receber até 57.278 pessoas. São três palcos, três ilhas de forró e 163 barracas ocupadas por comerciantes que vendem comidas e bebidas. São esperados mais de 2 milhões de pessoas no Parque do Povo ao longo dos 31 dias de festa.

De acordo com o layout divulgado, o acesso principal a área do público geral será por oito entradas distribuídas pela área do Parque do Povo. Já a área dos camarotes ficará restrita ao lado direito do palco principal.

Além da programação de shows no Parque do Povo, Campina Grande também conta com diversas outras atrações culturais nos distritos de Galante e São José da Mata. Outros eventos, como o Arraiá de Cumpade, o Salão do Artesanato e vários shows privados também vão acontecer durante os meses de junho e julho.

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande divulgou um plano operacional de trânsito para o São João 2023 na cidade. O g1 publicou um guia com o que você precisa saber para chegar até o Parque do Povo.

‘O Maior São João do Mundo’

De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para as pessoas dançarem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.

Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.

Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.

Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, desde então, por meio de licitações.

Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.

G1 PB

Deixe seu comentário