Compartilhe!

Na noite desta terça-feira, 06/06, o vereador Zé Gonçalves (PT) apresentou um requerimento na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, solicitando a realização de uma audiência pública para debater a instalação da reitoria do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB) em Patos.

A proposição foi aprovada por unanimidade e a audiência está prevista para acontecer no mês de julho em uma data a ser definida. “Porque esse projeto está se movimentando lá em Brasília e se a gente não se movimentar aqui em Patos, nós correremos o risco de perder a reitoria para outros municípios, especialmente Sousa ou Cajazeiras”, disse o vereador.

A idealização da nova instituição surgiu em 2011, quando o jovem Pedro Jorge Nunes da Costa teve a iniciativa de formular um recorte geográfico que compreende os campi sertanejos do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa). Com o passar dos anos, a bandeira pelo desmembramento ganhou força a partir de Patos, alcançando os demais municípios.

O Ministério da Educação escolheu a Capital do Sertão como sede do novo instituto, obedecendo os critérios técnicos, porém Sousa e Cajazeiras continuam querendo levar a reitoria para o Alto Sertão. “O interesse de Sousa e Cajazeiras em levar a reitoria para o Alto Sertão é muito forte. Caso isso aconteça, a maioria dos campi sertanejos sertão prejudicados, inclusive Patos, pois inviabilizará que todos avancem igualmente. Uma reitoria próximo à divisa da Paraíba com o Ceará desenvolverá apenas um eixo restrito”, disse o idealizador Pedro Jorge Nunes da Costa.

Na última quarta-feira, 31/05, a reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) publicou portaria criando uma comissão de desmembramento e expansão da instituição.

Veja vídeo:

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Vídeo: Câmara Municipal de Patos

Deixe seu comentário