Já é tradição em Patos a abertura do melhor São João do Brasil ser realizada com o tradicional Passeio de Carroças promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, o evento chega a sua 17ª edição e acontecerá na próxima sexta-feira (16).
A concentração ocorrerá a partir das 16 horas em frente ao prédio Marlene Cézar, onde funciona o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), próximo a antiga Campal, na Rua do Prado, centro de Patos. Seguindo o costume, as escolas, creches e serviços prestados pela Secretaria de Educação do município ornamentam carroças que desfilam pelo centro em um percurso de 1,2 km até o Terreirinho do Forró que está montado ao lado da Praça Getúlio Vargas.
Neste ano, o tema do Passeio de Carroças é “Saberes e fazeres das danças do Norte e Nordeste no São João da gente”, dentro da perspectiva de contribuir com o resgate da cultura popular de nossa região, especialmente, as manifestações do nosso folclore, incluindo as festas juninas. A equipe organizadora do Passeio selecionou 40 danças características das regiões, entre elas, o xaxado, ciranda, baião, maracatu, maculelê, reisado, samba matuto, carimbó, frevo e, claro, a quadrilha junina além do forró.
Além disso, as escolas e creches foram divididas em cinco grupos. O sexto grupo contará com as carroças de escolas estaduais e privadas convidadas, instituições convidadas e outras secretarias municipais. Confira os grupos ao final desta matéria! Ao final do desfile, cada grupo terá uma carroça vencedora que receberá uma premiação. Um grupo de jurados fará a escolha seguindo os seguintes critérios: fidelização ao tema; animação na carroça; caracterização; e organização no que diz respeito a pontualidade e a devida identificação da carroça.
A secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro, ressaltou a importância do Passeio de Carroças para o calendário junino de Patos. “É uma forma de manter viva a nossa essência e a nossa tradição. São quase duas décadas de envolvimento da educação e da cultura como forma de levar nossos alunos a aprenderem, na prática, um pouco mais sobre as nossas festas juninas que vão além das festas musicais, sendo um pouco de cultura, tradições, costumes, gestos e ações”, afirmou.
Confira os grupos, abaixo:
GRUPO I
1. CRECHE MARIA GOMES / CRECHE IGOR MOTA
2. CEI MANOEL GOMES / CRECHE DR. MANOEL
3. CRECHE MARIA EUNICE / CRECHE MARIANA
QUINIDIO
4. CRECHE TIA LUCI / CRECHE INÁCIO FERNANDES
MEDEIROS
5. CRECHE SANTINA DE GELO / CRECHE DANIELE
6. CRECHE GLAUCE BURITY / CRECHE CREMILDE
MEDEIROS
7. CRECHE ANAIZINHA / CRECHE DONA NINI
BEZERRA
GRUPO II: ÁREA BELO HORIZONTE
1. EMEF JOSÉ PERMÍNIO
2. IE DR DIONÍSIO DA COSTA
3. EMEF TOBIAS
4. EMEF PAULO PORTO
5. EMEF ROTARY
6. CRAEE IRMÃ BENIGNA
7. EDUCAÇÃO DO CAMPO
GRUPO III: ÁREA SÃO SEBASTIÃO
1. EMEF ZEFINHA MOTA
2. EMEF DOM EXPEDITO
3. CIEP II ANÉSIO LEÃO/MIGUEL MOTA
4. EMEF PROFESSOR OLIVEIRA
5. EMEF NOSSO LAR TIO JUCA
6. EMEF ALÍRIO MEIRA
7. CIEP V MARIA EUDÓCIA/SANTA TEREZINHA
GRUPO IV: ÁREA FREI DAMIÃO
1. EMEF SADY E ÁGABA
2. EMEF ANAÍZA LUIZ CALIXTO
3. CIEP I JOSÉ GENUÍNO/NAPOLEÃO NÓBREGA
4. EMEF HUMBERTO LUCENA
5. EMEF SABINO FREIRE
6. EMEF ARISTIDES HAMAD
7. EMEF RAIMUNDA MELO
8. CEMEREJA
GRUPO V: ÁREA JATOBÁ
1. CIEP IV AGGEU CASTRO/ALFREDO LUSTOSA
2. EMEF ANTÔNIO GUEDES
3. EMEF NELITA
4. EMEF MANOEL ROBERTO
5. CIEP III FIRMINO AIRES/OTTO QUINHO
6. EMEF ANATILDES
7. EMEF PASTOR FRANK DIER
8. EMEF MONSENHOR MANOEL VIEIRA
9. EMEE SIZENANDO FLÓRIDO
10.EMEF MARIA DAS CHAGAS
GRUPO VI:
OUTRAS SECRETARIAS
1. ESCOLAS ESTADUAIS
2. ESCOLAS PRIVADAS
3. INSTITUIÇÕES
Coordecom