Compartilhe!

7d85d4ef 1673 43a7 bbc2 1f699c68848cOs pacientes do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira (CPJM) tiveram, nesta sexta-feira (16), uma tarde diferente. Foi instalado dentro da unidade um arraial junino para que, junto com os funcionários, eles se divertissem no São João da instituição. Para isso, ganharam roupas padronizadas do setor de hotelaria e um trato no visual, no salão de beleza, da própria unidade.

“O São João é uma festa enraizada no Nordeste e a gente não podia passar em branco uma festividade dessa. Por isso, tudo foi preparado com muito amor e carinho para os pacientes aproveitarem, ao máximo, junto com os funcionários e direção”, disse a psiquiatra e diretora técnica do Complexo, Camilla Franca.

Um dos setores do Complexo foi transformado num grande arraial junino com decoração colorida, florida e xadrez, local para tirar fotos, comidas típicas e muito forró. E os pacientes aproveitaram cada segundo.

O paciente R.F. de 33 anos, era um dos mais animados. Dançou quadrilha, forró com as outras pacientes e com as funcionárias. “São João é uma festa pra unir, relaxar e conhecer pessoas novas. Foi uma festa maravilhosa”, disse, animado.

Para a estudante de Enfermagem e estagiária do Juliano Moreira, Ana Paula de Sousa, são muito importantes momentos como o São João para que os pacientes fiquem leves. “A gente vê a alegria deles, curtindo, brincando, rindo, dançando, porque a música e a dança envolvem todo mundo. É muito bom sentir essa alegria e o bom astral deles e de nós também. São momentos assim que nos mostram que não há diferenças”, falou.

No momento, o Juliano Moreira tem 57 pacientes internos, entre homens, mulheres e adolescentes, a partir dos 12 anos de idade.

SECOM-PB

Deixe seu comentário