Compartilhe!

A lua deixou mais lindo e simbólico o momento de religiosidade marcante da Procissão das Águas de São Pedro. A cerimônia acontece desde a década de 70 e a cada ano reúne centenas de pessoas para contemplar o momento de fé, devoção, cultura e encontro de famílias.

A Procissão das Águas aconteceu na tarde deste domingo, dia 02 de julho, e marcou também o encerramento da Festa da Paróquia de São Pedro. Após a chegada da imagem de São Pedro trazida por pescadores, centenas de devotos seguem em caminhada até a paróquia.

Itamar Targino, que é o presidente da Colônia de Pescadores, disse que o momento é uma gratificação muito grande porque São Pedro é o padroeiro dos pescadores. Ele calcula em mais de 50 trabalhadores que fazem o percurso em canoas carregando a imagem de São Pedro. “É uma tradição nossa e todo ano a gente vai fazer se Deus quiser e enquanto a gente puder..”, disse Itamar.

O Padre Maciel, da Paróquia de São Pedro, destacou que o momento é muito significativo para a cidade de Patos, pois essa é a única paróquia que tem como padroeiro São Pedro. O padre disse que Pedro era pescador e a água representa vida e também é o momento de agradecer pelas águas que entraram no Açude Jatobá.

Ouça entrevista com Padre Maciel e com o pescador Itamar:

Veja fotos.

Jozivan Antero – Polêmica Patos

Deixe seu comentário