Compartilhe!

Diante de uma série de relatos, áudios, fotos, documentos e diálogos com profissionais, a senhora Margarete Garcia Oliveira decidiu protocolar queixa no Ministério Público Estadual (MPE) contra a Escola Municipal João Francisco da Silva, em Vista Serrana, na Região Metropolitana de Patos.

Margarete Garcia é mãe de uma criança autista de 08 anos. O garoto, de acordo com uma série de relatos e registros, teve sua saúde psicológica agravada após uma sequência de erros grosseiros de profissionais da escola João Francisco, sendo o professor de atendimento especializado, Marcelo José da Silva, o secretário de Educação de Vista Serrana, Pedro Marques, e um antigo profissional de apoio, identificado na denúncias como sendo Kleber.

Na denúncia robusta levada ao Ministério Público, a senhora Margarete Garcia buscou apoio de Jossely Oliveira, que é uma das diretoras da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região (ASPAA) e especialista em autismo pelo Centro Universitário de Patos (UNIFIP), além de ser mulher autista e mãe de crianças autistas, ou seja, com larga experiência no assunto.

A senhora Margarete conseguiu disponibilizar em sua denúncia uma série de áudios lamentáveis e que demonstram o despreparo grotesco dos profissionais apontados como responsáveis pelo agravamento da saúde da criança. O garoto, a partir de episódios registrados, começa a ter crises de pânico, medo de ir à escola, desenhos que expressam violência e regresso na busca de evolução que todo autista e sua família buscam.

Nas 20 páginas da denúncia, Margarete e Jossely detalham o descaso com a criança e mostram que a escola e vários profissionais foram negligentes e insensíveis aos apelos e relatos da mãe. Percebe-se gestos de preconceito, discriminação, maus tratos e de tortura psicológica que são inaceitáveis em um ambiente escolar ou em qualquer outro. A Lei Federal 13.146/2015, a conhecida Lei  Brasileira de Inclusão, é deixada de lado e a criança autista sofre desrespeito em diversos momentos.

A reportagem do Polêmica está de posse de todo o teor da denúncia, porém, não vai disponibilizar por conter cenas de exposição da criança. O espaço fica aberto para a escola e para todos os citados.

Jozivan Antero – Polêmica Patos

Deixe seu comentário