Compartilhe!

A Câmara Municipal de Patos aprovou nesta quinta-feira (20.07), em 2ª e última votação, o PLE Nº 111/2023 que insere no calendário oficial de campanhas do município a Semana de Combate ao Câncer de Pele a ser realizada no mês de setembro em todas as escolas da Rede Pública. A matéria, aprovada por unanimidade, é de autoria do vereador Fernando Rodrigues Batista, Nandinho (Avante). “Nosso objetivo é alertar as pessoas quanto aos perigos dessa doença silenciosa e que cresce, principalmente em nossa região onde se concentra maior incendia solar, principal fator de contribuição para o surgimento de inúmeros casos. ”, justificou o edil, chamando ainda a atenção para a importância da realização da campanha nas escolas, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes e torná-los multiplicadores das informações de prevenção. “Sabemos que o Ministério da Saúde já desenvolve anualmente a campanha Dezembro Laranja para alertar a sociedade sobre os casos. Nosso projeto, no entanto, estabelece que a semana de campanha ocorra no mês de setembro, justamente por coincidir com o calendário letivo e, por tanto, atingir um alcance maior. ”, explicou o parlamentar.

O Projeto segue agora para a sanção do Chefe do Executivo, o que deve acontecer no prazo de 15 dias.

Câncer de pele

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Fatores de risco:

– história familiar de câncer de pele;

– pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;

– pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;

– exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Sintomas:

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

– uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

– uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

– uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção:

– evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

– use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “a prova d’água” devem ser reaplicados.

No trabalho ao ar livre:

– não deixe de usar: chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida;

– se puder, use óculos escuros e protetor solar;

– procure lugares com sombra;

– sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.

Fontes:

Blog da Saúde

Sociedade Brasileira de Dermatologia.

CM

Deixe seu comentário