José Murilo de Carvalho — Foto: arquivo pessoal
Compartilhe!

O historiador e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), José Murilo de Carvalho, morreu na madrugada deste domingo (13) no Rio. Ele tinha 83 anos e estava internado no Hospital Samaritano com Covid.

Considerado um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros, José Murilo era mineiro, bacharel em sociologia e política pela UFMG e mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na California, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro.

Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, e na Fundação Ortega y Gasset em Madrid.

Foi também professor emérito da UFRJ e pesquisador emérito do CNPq. Eleito para a ABL em 2004, ocupava a cadeira nº 5. Fazia parte também da Academia Brasileira de Ciências.

Escreveu 19 livros, entre eles “A Formação das Almas”, “A cidadania no Brasil”, e “Os bestializados”.

O velório será às 9h desta segunda-feira (14) na ABL, no Centro do Rio. Em seguida, às 13h, o corpo do historiador será enterrado no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul.

G1 RJ

Deixe seu comentário