Compartilhe!

A Prefeitura de São José do Bonfim, na Região Metropolitana de Patos, através da Secretaria de Cultura, realizou a 1ª Conferência Municipal de Cultura nessa sexta-feira, 1º de setembro, tendo como tema central: “Democracia e Direito à Cultura”.

A conferência, que aconteceu em praça pública, contou com a participação da sociedade civil artistas e artesãs do município, representantes do poder público, como o prefeito Esaú Nóbrega, o secretário municipal de Cultura, Chinha Martins, vereadores e secretários do município e teve responsável pela exposição o palestrante José Alcione.

As etapas da conferência seguiu o seguinte cronograma: abertura oficial com a apresentação cultural, apresentada pelo SCFV Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, apresentação do regimento e a palestra magma Palestra/Painéis sobre o tema e os seis eixos:

  • Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Municipal de Cultura;
  • Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
  • Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
  • Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
  • Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
  • Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A Conferência Municipal é um ponto inicial para retomar a implantação e o fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura. Nesse contexto, a Conferência Municipal de Cultura teve por atribuições a avaliação da política de cultura, com de objetivo analisar, propor e deliberar com base nas deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de trabalho, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Logo em seguida, de acordo com o regimento, foram eleitos quatro delegados(as) para etapa estadual, representando a sociedade civil: Edilma Soares Monteiro e Joselma Viana dos Santos; e do poder publico: Luciana Sousa de Brito e Antônio Rogerio Ferreira Viana.

Assessoria

Deixe seu comentário