PCDF cumpre mandado em casa de suspeito de cometer golpe financeiro contra fiéis — Foto: PCDF/reprodução
Compartilhe!

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a operação denominada “Falso Profeta”, para o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e dezesseis mandados de busca e apreensão, com o objetivo de combater organização que atua na prática de estelionato e outros crimes no Distrito Federal e em outros estados.

A investigação aponta que os suspeitos formam uma rede criminosa organizada, especializada em diversos crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e estelionatos por meio de redes sociais.

As vítimas eram induzidas a investirem quantias em dinheiro com a promessa de recebimento futuro de valores milionários.

O golpe tinha como teoria o “Nesara Gesara”, para convencer as vítimas, em sua grande maioria evangélicas, a investirem suas economias em falsas operações financeiras ou falsos projetos de ações humanitárias, com promessa de retorno financeiro imediato e rentabilidade grande.

O golpe pode ser considerado um dos maiores já investigados no Brasil, uma vez que foram constatadas, como vítimas, pessoas de diversas camadas sociais e localizadas em quase todos os estados. A polícia estima que mais 50.000 pessoas tenham sido vítimas desse golpe.

De acordo com a investigação, iniciada há cerca de um ano, o grupo é composto por cerca de duzentos integrantes, incluindo dezenas pastores, que induzem e mantêm em erro as vítimas.

Band

Deixe seu comentário