Compartilhe!

Um incêndio de grande proporção está atingindo uma área de reserva do Parque Estadual de Santa Catarina, situado entre os municípios de Carrapateira, Nazarezinho e Aguiar, no Sertão da Paraíba. O fogo se espalha pela região de caatinga com grande avidez e em larga extensão, potencializado pelas condições climáticas e de relevo, estes que dificultam ainda mais as ações de combate, acesso e demanda de recursos. As unidades bombeiro militares do Sertão estão alinhadas para o combate, dentre elas, as equipes das cidades de Itaporanga, Sousa e Cajazeiras, que chegam ao terceiro dia de combate às chamas nesta quinta-feira (28).

Aproximadamente 20 combatentes da corporação já atuaram nesta ação, ainda com o Apoio da Gerência Estadual de Meio Ambiente e voluntários da região.

O comandante regional, Coronel Saulo Alves Laurentino, está comandando a operação que ainda não tem previsão de encerramento. O comandante afirmou que o incêndio, a princípio, é proveniente das condições climáticas somadas ao relevo e tipo de vegetação do local, sem descartar a ação humana, em possíveis tentativas da prática agrícolas com utilização de fogo nas propriedades rurais próximas a reserva. Segundo o coronel, todos o recursos possíveis estão sendo empregados para atingir a máxima efetividade no combate, há ainda a possibilidade de ser acionado o Departamento de Operações Aéreas do CBMPB ou Helicóptero da Casa Militar, no intuito de auxiliar na entrega de recursos materiais e humanos, bem como o monitoramento da ocorrência.

Incêndios na Caatinga

Os dados do 3º CRBM apontam que, entre agosto e novembro as ocorrências de incêndios florestais são intensificadas e que os levantamentos realizados nos meses de agosto e setembro, já dão índices elevados para o número de atendimentos, com mais de 70% de aumento. Ressaltando que os meses de pico nos últimos anos têm sido em Setembro e Outubro, com quase metade das ações demandas.

Atualmente, o CBMPB possui equipes de bombeiros combatentes especializados na Prevenção e Combate aos incêndios florestais, sendo capacitação no próprio estado ou em forças coirmãs, inclusive através das INC da Força Nacional da SENASP, com destaque ao apoio em ocorrências internacionais, por exemplo, incêndios no Canadá.

Veja imagens:

Assessoria – 3º CRBM

Deixe seu comentário