Imagem: Pixabay/Itatiaia
Compartilhe!

Quem pretende acompanhar o eclipse lunar previsto para este sábado (14) precisa adotar alguns cuidados com os olhos. O alerta é da oftalmologista especialista em retina, Adryana Andrade Assunção, que faz parte do corpo clínico do Centro Oftalmológico de Minas Gerais.

Apesar de não ser indicado assistir ao eclipse solar a olho nu, alguns especialistas citam ser possível olhar usando óculos específicos para observação solar, que têm certificação ISO e são feitos propriamente para isso.

As cidades do Norte e do Nordeste do país terão visão ainda mais privilegiada, mas será possível ver o eclipse também em Belo Horizonte e outras cidades do Sudeste. Na capital mineira, o eclipse poderá ser visualizado às 16h49min.

1) Nunca olhe diretamente para o sol, a menos que esteja usando proteção solar adequada –Quando olhamos para uma fonte de luz, no caso do eclipse, esta fonte é o Sol, a energia luminosa incide diretamente na região mais nobre da nossa retina, a mácula. Esta região vai absorver os raios luminosos, causando danos, muitas vezes irreversíveis às células da retina, que têm como função principal a manutenção da visão.

2) Óculos de proteção solar são adequados para se observar o eclipse? –Os óculos de sol não são adequados para se observar o eclipse, pois não contém os filtros especializados para reduzir a transmissão da radiação solar de forma segura.

3) O que acontece se tentarmos olhar diretamente para o sol? – Os aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras e mesmo os telescópios de uso doméstico não são adequados para observação de eclipses solares. Os telescópios utilizados para este fim são específicos, com filtros adequados e certificados e sob supervisão de especialistas. Da mesma forma, não devemos usar máscara de soldador, negativos fotográficos ou chapas de radiografia. O método mais seguro de se observar um eclipse é por projeção indireta da luz, que deve ser feita sob orientação especializada.

4) Devemos ter cuidados ao fazer fotos e vídeos?- Mesmo utilizando os óculos com proteção adequada para eclipse, devemos ficar atentos ao tempo de exposição. A observação direta do sol, nas condições citadas, pode ser feita apenas por 15 segundos, com pausas de três minutos.

5) É preciso estar atento ao tempo de exposição à luz solar mesmo quando estiver utilizando equipamentos de segurança? – Caso não disponha destes itens de segurança para observação, a orientação é procurar as instituições de astronomia da sua região para promover uma experiência segura.

6) O que fazer em caso de lesão? – Em caso de observação inadvertida do eclipse, as pessoas podem apresentar queixa de diminuição da acuidade visual, presença de manchas escuras na visão, alteração na visão das cores e fotofobia. Nestes casos devem procurar um oftalmologista para realização de exames e ter um diagnóstico adequado.

Itatiaia

Deixe seu comentário