Compartilhe!

6529a8ad0dd20 WhatsApp Image 2023 10 11 at 11.34.43 1A Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, está comemorando uma vitória significativa na batalha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado entre os dias 2 e 6 de outubro, revelou um índice geral de 1,7%, indicando um MÉDIO RISCO DE EPIDEMIA. Este resultado marca o menor índice dos últimos 6 anos na cidade de Patos.

De acordo com De Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental municipal, o LIRAa é uma ferramenta fundamental para monitorar a incidência do Aedes aegypti em todos os bairros da cidade, orientando a implementação de estratégias de combate ao mosquito. “Esse LIRAa apresentou um resultado geral de 1,7 de infestação predial, o melhor resultado dos últimos 6 anos”, afirmou Medeiros.

O coordenador também destacou bairros que alcançaram uma incidência zero, como Alto da Tubiba, Maternidade, Itatiunga e Morada do Sol. Até mesmo áreas com histórico de incidência elevada, como o bairro Jatobá, apresentaram uma significativa redução, com uma incidência local de 1,8.

No entanto, apesar dessa conquista, Medeiros alerta que a população precisa continuar vigilante. “É importante cada um se policiar, fazer o seu papel. Geralmente em dezembro e janeiro começa o período de chuva, e a incidência do Aedes tende a aumentar. Mantenha o lixo bem acondicionado, evite jogá-lo em terrenos baldios e proteja os depósitos de água. Com a colaboração de todos, podemos evitar a proliferação do mosquito em nossa cidade”, ressaltou.

As ações dos agentes de combate às endemias, aliadas aos esforços da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, foram essenciais para alcançar esse resultado positivo. A imprensa local também desempenhou um papel fundamental ao informar a população sobre as medidas adotadas pelo município no combate ao Aedes aegypti.

Resultado do LIRAa:

De Medeiros – Coord. da Vigilância Ambiental:

Coordecom

Deixe seu comentário