O professor João Sousa, da UFCG e as alunas de Odontologia participantes do projeto.
Compartilhe!
A paciente Luzia Alves durante sessao na clinica odontologica da UFCG que e parceira do Hospital do Bem
A paciente Luzia Alves durante sessão na clínica odontológica da UFCG que é parceira do Hospital do Bem.

A aposentada Luzia Alves, de Patos, descobriu um câncer de colo uterino em abril deste ano e, desde então, vem fazendo tratamento no Hospital do Bem. Ela é uma das pacientes de laserterapia e já percebeu melhoras significativas em sua qualidade de vida. “Com a laserterapia venho tendo uma significativa resposta, principalmente na questão da produção de saliva, o que amenizou muito no ressecamento da boca. Sou grata a toda equipe do hospital pelo acolhimento e tratamento”, disse Luzia que, em setembro, fez uma cirurgia de histerectomia total no hospital.

Outra paciente da clínica odontológica é Jacicleide Gomes Soares, da cidade de São Mamede, que faz tratamento contra um câncer de mama no Hospital do Bem há sete meses. Ela faz quimioterapia na unidade e fará uma cirurgia de retirada das mamas agendada para essa quarta-feira (18). O tratamento odontológico possibilitou, inclusive, que ela revertesse um problema de inflamação no dente que já estava infeccionado e lhe causava muita dor. “Eu já perdi um tio por causa de inflamação num dente e graças a esse tratamento pude resolver esse problema e fazer um canal e não sinto mais nenhuma dor. Agradeço demais essa oportunidade de poder ter tratado meu dente e agora ir em busca de minha cura com a cirurgia e tratamento”, disse ela.

A maioria dos pacientes, explica o professor, são assistidos no dia de sua sessão de quimioterapia, outros, cujos sintomas são mais intensos, são agendados para ir ao Hospital do Bem realizar sessões com mais frequências. “Os pacientes relatam que, após o laser, o sintoma reduz de forma significativa. Alguns pacientes são encaminhados à UFCG para realizar outros tratamentos odontológicos mais específicos, como extração, raspagem, restaurações, realização de canais ou outros procedimentos que sejam necessários para uma adequação do meio bucal”, afirma João Nilton.

O professor explica que os pacientes em tratamento oncológico necessitam de uma atenção especial com relação à saúde bucal, pois as complicações que surgem, somadas às complicações sistêmicas já presentes, como náuseas, dificultam a alimentação, levando à perda de peso, internação e até mesmo à interrupção do tratamento oncológico. “Essa parceria, que já vinha sendo um sucesso entre o Hospital do Bem e a UFCG, agora ganha um reforço com a disponibilidade dos pacientes também realizarem outros tratamentos além da laserterapia no consultório da UFCG. E quem ganha com tudo isso são nossos pacientes”, reitera o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.

A laserterapia está sendo ofertada em casos de trismo, xerostomia, mucositose oral, ulcerações e aftas e em casos de infecções fúngicas e bacterianas orais e tem tido bons resultados com o acompanhamento semanal dos pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital do Bem, durante a realização dos ciclos da quimioterapia. O número de sessões depende da modalidade terapêutica, que pode prevenir a mucosite ou tratar as lesões já presentes, podendo variar de 4 a 10 sessões. As sessões são realizadas durante o ciclo da quimioterapia no Hospital do Bem ou nos leitos das enfermarias, caso o paciente esteja internado e agora também na clínica odontológica da UFCG. Em geral, cada sessão demora em torno seis minutos.

Assessoria

Deixe seu comentário