Compartilhe!

f2b17330 a8ec 4683 8279 e4bd864892f8Vicente levou a sério o significado do seu nome: ser vencedor, aquele que triunfa. Prematuro extremo – segundo indicadores da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) –, Vicente veio ao mundo pesando apenas 638 gramas, no dia 25 de junho deste ano, com 24 semanas de gestação, na maternidade do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). Na manhã desta segunda-feira (16), recebeu alta hospitalar, após três meses entubado e 113 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo).

Com quase 4 meses de vida, Vicente, enfim, ganha o colinho da mamãe e do papai pelo tempo que quiser, sem o incômodo de fios pendurados, e sai do Hospital do Servidor esbanjando saúde, com seus 2.320 kg. “Agradeço a Deus todos os dias por ter me trazido aqui. Estávamos no local certo, no momento certo e com as pessoas certas, que me ajudaram a trilhar o caminho da vitória do meu filho”, comemora a mamãe Patrícia Costa.

Patrícia ressalta, ainda, que os cuidados especiais e todo carinho que recebeu da equipe multiprofissional foram primordiais para o sucesso do tratamento. “Cada ganho de peso era celebrado por toda a equipe. Mesmo nos momentos mais difíceis, nunca recebi da equipe uma fala negativa. Sempre me passaram muita confiança e, por isso, sempre acreditei que sairia daqui com ele nos meus braços”, complementa.

b6a7c43e 6dac 4853 baa2 f0e63a11f30eDe acordo com a médica pediátrica Fernanda Dalla, que recebeu Vicente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), é muito raro um prematuro tão extremo conseguir se desenvolver bem e sem sequelas, como foi o caso de Vicente. “Em 20 anos de carreira, já cuidei de muitos bebês prematuros, mas nunca tinha visto um bebê tão extremo receber alta tão bem. Sai, inclusive, mamando exclusivamente no peito da mamãe, outro acontecimento raríssimo para bebês extremos”, relata a médica, que também assinou a alta hospitalar do pequeno.

“Ele chegou em estado grave, nos deu vários sustos, mas tudo foi superado. E o melhor presente que podemos ganhar é vê-lo indo para casa. Vicente é um grande vencedor, criamos um vínculo emocional muito forte e desejamos uma vida repleta de saúde e felicidades para ele e toda família”, celebra Mara Fernanda, coordenadora de Enfermagem da UTI Neo do HSGER.

Na saída, o pequeno herói recebeu os aplausos merecidos da equipe multiprofissional que o acompanhou – composta por enfermeiros, médicos, fonoaudiólogas, nutricionistas e fisioterapeutas – e foi para casa com data para voltar. Dessa vez, apenas para as consultas de rotina, testes neonatais e vacinas, pelo Programa de Egresso do Hospital.

SECOM-PB

Deixe seu comentário