Compartilhe!

Foi assinada na tarde desta quinta-feira (26) a carta de intenção para implantação do Unifip Vale. O ato aconteceu durante uma reunião da Comissão de Intergestores Regional (CIR), que abrange 18 municípios da 7ª Macro, na cidade de Diamante.

O Centro Universitário de Patos esteve representado pelo coordenador pedagógico de Medicina, Miguel Águila, e pelas professoras Charlene Pereira e Eliane Nóbrega.

Em sua estruturação, o Unifip Vale terá dois Campi. Um deles, com sede em Piancó, sediará os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Radiologia. O outro, em Itaporanga, receberá os cursos de Medicina Veterinária, Nutrição e Direito.A escolha de Piancó como sede para o curso de Medicina, atende às normas técnicas preconizadas pelo MEC para implantação da graduação. “O Ministério da Educação lançou um edital que estabelece critérios para implantação do curso de Medicina. Piancó oferece uma rede de saúde mais estruturada para atender a essas demandas, como número de leitos e maior quantidade de serviços de saúde. Nós estamos trabalhando para garantir que todos os critérios sejam cumpridos com excelência”, explicou Miguel Águila.

A abertura de um Campus também em Itaporanga, irá fortalecer o cenário da formação superior no Vale do Piancó.  A região viverá um momento pleno de desenvolvimento educacional e de saúde.

Para a presidente da CIR, Camila Lopes, “em se tratando da saúde, é um fortalecimento imensurável”, afirmou. “Vai trazer aprendizado para os alunos e, em contrapartida, nossa população do Vale vai ter esse apoio na saúde”, completou.

Unifip Vale em Piancó

Na última terça-feira (24) a Câmara Municipal de Piancó reuniu-se, em caráter extraordinário. Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo para doação de um espaço ao Unifip, onde será construída a sede do Campus.

“Estamos fazendo história e vivendo história. É um dos momentos mais importantes de nossa existência. A chegada de um polo como o Unifip, sem dúvida nenhuma, nos enche de orgulho e de esperança. Vai trazer qualidade para nossa cidade de todas as formas”, comemorou Daniel Galdino, prefeito de Piancó.

A previsão é que a abertura dos primeiros cursos do Unifip Vale aconteça já no primeiro semestre de 2024. O curso de Medicina, que segue os protocolos do edital proposto pelo MEC, tem previsão de início para 2025.

A abertura dos novos cursos no Vale do Piancó faz parte do projeto de expansão do Unifip. A instituição, que completa 60 anos em 2024, tem trabalho para facilitar o acesso e dar mais oportunidade de formação profissional à sociedade.

Áudio de Daniel Galdino – prefeito de Piancó:

Áudio de Camila Lopes – presidente do CIR:

Assessoria – Unifip
Deixe seu comentário