Compartilhe!

Nesta segunda (30) e terça-feira (31), a cidade de Patos está sediando o I Congresso Intermunicipal da Saúde da Mulher, reunindo 24 municípios para discutir os aspectos integrais da saúde da mulher, inovações nos serviços básicos, proporcionando saberes multidisciplinar em uma plenitude dos desafios do SUS.

O evento é realizado pela Prefeitura de Patos, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Políticas para a Mulher, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, e acontece no auditório da UEPB, no bairro Salgadinho, finalizando a programação da campanha Outubro Rosa.

Conforme o vice-prefeito, Jacob Souto, “tenho certeza que esse evento dará continuidade nos anos subsequentes. Aqui serão discutidos vários temas muito interessantes, principalmente aqueles voltados à saúde da mulher relacionada ao Sistema Único de Saúde. Sendo um evento científico, nós não vamos nos ater apenas àquilo que é feito no dia-a-dia, mas trabalhos científicos que são desenvolvidos tanto no município de Patos como nos outros 23 municípios”.

De acordo com o secretário de Saúde, Leônidas de Medeiros, o congresso vai melhorar efetivamente o atendimento e a qualidade do serviço prestado às mulheres do sertão paraibano. “Então, é com muita satisfação que aqui estamos e temos certeza que daqui traremos e sairemos com ideias que proporcionarão a melhoria na qualidade do atendimento da nossa população sertaneja”.

Para o Gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, Francisco de Souza, a mulher, durante muito tempo, foi observada só nas doenças. “Esse congresso vem resgatar para os profissionais em saúde a importância da mulher com uma forma holística, uma mulher completa, uma mulher que pode desenvolver todas as suas funções. Portanto, despertando nos nossos profissionais esses atributos, logicamente chegará à ponta, em que o exercício da medicina ou o exercício da saúde pública vai nos tornar pessoas mais completas. E não pessoas simplesmente voltadas para a doença”.

“Só se procura a Saúde quando se tem necessidade uma necessidade maior. Então, o nosso objetivo é que se procure para se prevenir e se cuidar de uma forma melhor. E nós precisamos, como foi dito nas primeiras reuniões formando esse congresso, que os profissionais de saúde tenham esse entendimento de humanização, esse entendimento de um acolhimento melhor, de um referenciamento melhor na saúde das mulheres e de uma qualidade mais eficaz”, enfatizou a secretária de Políticas para a Mulher, Brígida Emmanuelli.

Os dois dias de evento vão abordar temas como: Análise Laboratorial; Endocrinologia Clínica; Inovações de Testes Rápidos; Avaliação Nutricional; Infecção Sexualmente Transmissível; Violência; Diversidade de Gênero; Alterações Hormonais, e ao final os participantes receberão um certificado emitido pela Escola de Saúde Pública da Paraíba – ESP.

Áudio do vice-prefeito Jacob Souto:

Áudio do secretário de Saúde Leônidas de Medeiros:

Áudio da secretária da Mulher Brígida Emmanuelli:

Áudio do gerente 6ª GRS Francisco de Souza (Zeca):

Coordecom

Deixe seu comentário