No intuito de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social para atuarem como cuidadoras de idosos, o I Curso de Cuidador de Idoso teve início nesta segunda-feira (20). O programa abrange uma variedade de condições, preparando as participantes para lidar com idosos em diferentes ambientes, como comunidades, hospitais, clínicas, domicílios e instituições de longa permanência. Além disso, o curso tem como objetivo fortalecer a relação entre cuidadores e familiares, promovendo a interdisciplinaridade e o desenvolvimento do cuidado humanizado.
O curso adota uma abordagem híbrida, oferecendo aulas presenciais e on-line para facilitar o acesso e a participação de todas as interessadas em se capacitar. Durante as aulas, será abordada a fisiologia do envelhecimento, ensinando as melhores práticas no cuidado com idosos. Além disso, as participantes terão a oportunidade de realizar visitas à Instituição de longa permanência e Centro Dia, proporcionando aulas expositivas, estudos de casos e recurso audiovisuais para aprenderem a realizar atividades de estimulação cognitiva, transferência, higiene, entre outros cuidados fundamentais.
Uma das alunas do curso, Letsandra Lima, já desempenha o papel de cuidadora dedicada para seu pai e vizinha, ambos idosos. Com a participação no curso, ela busca aprimorar ainda mais suas habilidades, visando a melhoria constante nos cuidados prestados. Além disso, a intenção é adquirir conhecimentos que a capacitem a estender esses cuidados a outros idosos no futuro.
“Eu vou aprender muito mais do que eu já conheço. Eu já tenho um pouco de conhecimento de cuidar de idoso, já tive essas experiências lá atrás, há uns 3 anos atrás, gostei e gosto de ajudar as pessoas que mais precisam. Hoje eu tenho dois, o meu pai é um, e a minha vizinha é outra, ela tem 63 anos, já tá entrando naquela fase de cuidados, ela tem só uma filha, a filha não tá aqui e eu estou cuidando dela. Estou aqui no curso hoje, mas eu disse a ela: “Eu vou passar o dia fora hoje, tome cuidado enquanto não tô presente, mas mais tarde chegarei”, relatou Letsandra.
O curso, fruto de uma parceria entre o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Instituto Saúde da Pessoa Idosa, por meio dos Mestres em Gerontologia: Pe Paulo Cordeiro e Patrícia Montenegro, o Conselho Municipal da Mulher e Centro de Referência e Apoio à Mulher – CRAM, busca ir além do ensino técnico, almejando um impacto social significativo. Cerca de 32 mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social serão capacitadas para ingressar no mercado de trabalho como cuidadoras de idosos.
Com isso, o curso irá formar mais que cuidadoras, formará mulheres empoderadas para cuidar e serem cuidadas, com objetivo de não apenas oferecer habilidades técnicas, mas também promover o bem-estar dessas cuidadoras, garantindo que elas estejam aptas não apenas a cuidar dos idosos, mas também delas mesmas.
É um momento ímpar para o município de Patos, que celebra a realização desse curso pioneiro na cidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes e para o fortalecimento dos laços comunitários. O curso representa um passo importante na promoção da igualdade de oportunidades e no enfrentamento das desigualdades sociais, destacando o compromisso da comunidade em construir um futuro mais inclusivo e solidário.
A capacitação tem carga horária de 60h, sendo: dias 20 e 21 presencial; 27, 29 de novembro e 01, 04, 06 e 07 de dezembro on-line; e finalizando nos dias 11 e 12 de dezembro, com a entrega do certificado de conclusão.
Áudio de Letsandra Lima – Aluna:
Áudio de Maria Joseny – Presidenta do CMDPI:
Áudio de Patrícia Montenegro – Fisioterapeuta e Mestre em Gerontologia:
Áudio de Pe Paulo Cordeiro – Psicólogo e Mestre em Gerontologia:
Áudio de Samara Oliveira – Presidenta do Conselho Municipal da Mulher:
Coordecom