Foto: reprodução/TV Correio
Compartilhe!

As previsões meteorológicas que trazem a ocorrência de uma possível estiagem severa no Nordeste nos primeiros meses de 2024 provocada pelo fenômeno El Niño fizeram com que o vereador sindicalista Zé Gonçalves (PT) voltasse a pedir a ativação dos poços artesianos em Patos para atender a população em caso de necessidade.

O parlamentar mirim trouxe o problema à Tribuna da Câmara Municipal e disse que os poços artesianos que foram perfurados em Patos, alguns deles em praças, não estão funcionando. “Esses poços deveriam favorecer a população”, analisou.

Zé Gonçalves disse, ainda, que a situação da zona rural também é preocupante porque o município tem somente três carros-pipa fazendo o abastecimento, um número insuficiente para a demanda.

“É insuficiente para transportar água potável e também a água que eles chamam de lida, que é para lavar louça, alimentar o rebanho e por aí vai”, explicou. Na opinião de Zé Gonçalves, é preciso aumentar o número de carros-pipa para atender a demanda do município de Patos.

Ele reiterou que o governo Federal está encaminhando muitos recursos para a agricultura familiar e citou como exemplo a entrega de cisternas com 16 mil litros, mas que, devido ao reduzido número de carros-pipa, os moradores e moradoras da zona rural não estão podendo ter o reservatório cem por cento abastecido.

O parlamentar mirim trouxe destacou a situação da comunidade do Poço Comprido ( onde funcionou antigo Bar do Papelão) que tem um projeto iniciado numa parceria do governo municipal com o Dnocs desde 2019, ainda na gestão do ex-prefeito Ivanes Lacerda (in memorian) e que chegaram a fazer uma inauguração, mas os moradores ainda não dispõem de água nas torneiras.

“Quatro anos e ainda não foi concluído esse projeto para atender a mais de 50 famílias que estão ali no Poço Comprido e olha que o gestor anterior disse que o dinheiro estava no bolso, não sei de que bolso era, mas acho que era furado”, ironizou.

Zé Gonçalves fez um apelo para o secretário de Agricultura do Município, Francivaldo Dias, que acumula o cargo de secretário de Administração, para resolver a questão naquela comunidade rural.

“Trago essas questões para que a gente possa fortalecer a zona rural e também o município de Patos botando para funcionar esses poços artesianos, abrindo novos poços e melhorando o abastecimento d’água aqui no nosso município”, ressaltou.

Assessoria

Deixe seu comentário