Compartilhe!

Desde o início de novembro, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, vinha desenvolvendo ações alusivas ao Novembro Azul. Neste período, foram realizadas palestras, ações educativas, ofertados exames diversos para o público masculino e ainda os testes de PSA Total e Livre, para todos os funcionários da unidade, além de consultas com o urologista Marcílio Moreira. Nessa quinta-feira (30), o médico fez o encerramento das atividades do mês de conscientização da população masculina, focando nos cuidados preventivos em relação ao câncer de próstata.

O momento foi realizado na recepção do Hospital do Bem e teve ainda a realização de testes rápidos de DSTs, além de consultas. Foram realizadas 30 consultas com o urologista neste último dia de ação.

Em sua abordagem, o urologista Marcílio Moreira explicou a importância da prevenção. “A partir dos 45 anos, é importante que o homem faça os exames de PSA Total e Livre, além do exame de toque quando os exames clínicos apontarem alguma alteração. Em casos onde há histórico familiar de câncer de próstata, a avaliação pode começar um pouco mais cedo. O importante é a prevenção e o cuidado com o diagnóstico precoce, pois isso aumenta as chances de cura e de uma melhor qualidade de vida”, afirmou o médico, que, após a palestra, realizou as consultas.

“É preciso que os homens acabem com essa besteira de não se cuidarem, de terem medo do exame do toque, que não afeta em nada a masculinidade. Muito melhor que tratar é se cuidar antes. Se houver prevenção, é mais fácil tratar. O hospital está de parabéns pela iniciativa de dar esses esclarecimentos e ofertar esses exames”, afirmou o vendedor Antônio Celso, que estava acompanhando sua esposa para uma consulta ao hospital.

“Estamos concluindo o Novembro Azul com muita alegria pela receptividade dos pacientes, funcionários e acompanhantes que prestigiaram as ações que realizamos, lembrando que os cuidados preventivos não se encerram com a campanha, mas precisam ser permanentes”, afirmou o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes. Ele lembra que quem não pôde participar da ação do Novembro Azul pode procurar uma unidade básica de saúde de sua cidade para a realização dos exames preventivos.

Sobre câncer de próstata – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Mama, em mulheres, e próstata, em homens, continuam sendo os tipos da doença com maior incidência no país. Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estima-se que cerca de 15 mil mortes/ano acontecem em decorrência da doença no Brasil, que é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.

SECOM-PB

Deixe seu comentário