Nicolle Ivinny com seus pais Maurílio Campos e Telma Lira.
Compartilhe!

Muitos buscam “uma luz” quando tem de escolher um tema para seu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Para a patoense Nicolle Ivinny Lira Campos, do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Educação Superior da Paraíba – UNIESP, em João Pessoa, apresentou recentemente o Anteprojeto Estação Ferroviária de Patos-PB: Uma proposta de Requalificação, como requisito para a elaboração do seu TCC.

Segundo Nicolle, que fez o Curso Técnico Integrado em Edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o trabalho tem como objetivo criar um anteprojeto de requalificação para a estação que atualmente encontra-se em desuso, com o intuito de valorizar o patrimônio histórico local e estimular o acesso a cultura, foi proposto museu como novo uso.

Nicolle conta que para atingir o objetivo geral da pesquisa foram realizadas revisões bibliográficas em três diferentes eixos: ferrovias, patrimônio histórico e museu, além de pesquisas de campo e levantamentos de dados que embasaram as decisões projetuais.

Ela disse que a partir das informações obtidas, foi desenvolvida a proposta de intervenção para a edificação, resultando em um anteprojeto de requalificação inclusivo e funcional, respeitando as características históricas da obra e reconectando-a com a cidade.

“Visto a importância local e legal da Estação Ferroviária de Patos, sabendo que o tombamento da edificação não garante necessariamente sua utilização e seu bom estado de conservação de forma perene e considerando sua atual situação de desuso e degradação, o trabalho objetiva devolver à edificação sua participação no dia a dia do cidadão patoense, através da criação de um museu”, justificou Nicolle.

A Estação Ferroviária de Patos é uma edificação tombada a nível estadual desde 2001, quando o IPHAEP realizou um tombamento temático onde a Estação Ferroviária de Patos e outros imóveis de aproximadamente 19 distritos e munícipios foram tombados em conjunto. Ela é também tombada a nível nacional, pelo IPHAN, desde 2011.

O orientador do TCC de Nicolle Ivinny foi a Profª. Mª Anne Camila Cesar Silva.

Nicolle é filha do sargento reformado da Polícia Militar, design gráfico e desenhista Maurílio Campos (também é um dos fundadores do Portal Folha Patoense), que hoje reside em João Pessoa; e da microempreendora Telma Lira, que reside em Patos.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário