Compartilhe!

É inegável que o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais rápido e todo – sim, TODOS – os setores da nossa economia e tarefas do dia a dia estão  de alguma forma conectadas a isso. Por isso, as empresas estão “desesperadas” em busca de profissionais qualificados para atender uma demanda que, por muito tempo, ficou negligenciada.

Com o mercado de trabalho extremamente aquecido na área de TI e uma exigência muito rápida por profissionais, o bootcamp de programação se tornou uma busca constante por pessoas que querem dar um gás em suas carreiras, mas, principalmente, por aquelas que querem mudar de área.

Entretanto, muitos desistem de aprender a programar, achando que precisam ter um grande conhecimento em matemática para poder participar deste mercado tecnológico. O que, como veremos neste artigo, não é verdade, graças ao bootcamp de programação!

Bootcamp X Universidades

Nas “camadas externas” um bootcamp de programação e as universidades parecem ser a mesma coisa. Afinal, ambas oferecem algum tipo de curso focado no desenvolvimento de profissionais para suas respectivas áreas de atuação.

Porém, quando olhamos de perto, as universidades tendem a promover muito conteúdo teórico amplo. Isso quer dizer que o aluno passará alguns bons anos estudando uma quantidade muito grande de assuntos, sem conseguir aprofundar neles.

Já o bootcamp de programação possui uma metodologia única! Ele é um curso extremamente imersivo e focado em aspectos técnicos e teóricos que atendam às demandas do mercado de trabalho. Mais do que isso, ele ainda é orientado à prática,  o que coloca o aluno diretamente ligado a experiências reais para seu desenvolvimento.

Por isso, a força de uma faculdade no ambiente tecnológico não é das maiores atualmente, com o bootcamp sendo o melhor caminho para as pessoas poderem aprender a programar e criar habilidades relevantes às empresas.

Relação entre bootcamp e matemática

É claro que a matemática vai fazer parte da rotina dos profissionais de TI. Mas como ficou bem claro acima, o bootcamp é um curso muito mais focado do que os oferecidos pelas universidades. E, como você deveria saber, matemática não é um conhecimento exigido pelo ambiente de trabalho, muito menos fundamental na hora de aprender a programar. Ou seja, você não vai precisar aprender nada do zero!

Até porque, quando olhamos a metodologia de ensino de um bootcamp, a matemática é, sim, tema de estudo. Porém, suas discussões ocorrem nos pontos em que de fato são relevantes às habilidades corporativas. Por isso, a ideia não é desprezar a matemática, mas, sim, focar no que de fato é valioso neste momento da vida.

Isso, porém, não a exclui do seu trabalho. Analistas e cientistas de dados, por exemplo, vão trabalhar diretamente com números, planilhas e estatísticas. Então, apesar de não precisar ser um gênio da matemática, ter um mínimo de apreço vai facilitar muito o seu dia a dia. O mesmo vale para desenvolvedores web que querem focar no back-end. Afinal, eles vão se deparar com algoritmos mais complexos.

O importante aqui mesmo é você saber que um bootcamp não vai exigir que você domine a área de cálculo. O foco do curso é todo na lógica e conceitos básicos de programação, assim como na resolução de problemas. Isso sim vai te dar vantagem na carreira!

Do zero ao profissional: Como começar no mercado de TI

Se o desenvolvimento tecnológico está acelerado, você deve imaginar como estes profissionais estão trabalhando. Porém, o que parece um sonho para as empresas, na realidade, é um pesadelo. Afinal, há sim soluções incríveis no mercado, mas falta mão de obra.

Para acompanharem e se manterem competitivas, as instituições não querem saber: elas querem profissionais desenvolvidos rapidamente. E é aqui que o bootcamp de programação surge para solucionar a alta demanda no mercado de trabalho.

Mesmo sendo um “remédio”, uma prescrição ainda é importante. E saber onde se “tratar” – ou desenvolver – é chave para ter sucesso na carreira. Então, confira a seguir como escolher um bom bootcamp!

Como selecionar um bom bootcamp?

Basta uma pesquisa rápida no Google para encontrar vários bootcamps na área de tecnologia. Porém, será que eles são mesmo bons? É, a facilidade pode ser um tiro no pé. Por isso, vale seguir alguns requisitos básicos na hora de escolher pela escola onde você vai estudar.

Reconhecimento: um bom curso costuma ter um alto nível de alunos que encontraram uma nova oportunidade de trabalho. Isso mostra que o bootcamp não só tem bons ensinamentos, como também é reconhecida como diferencial pelas empresas.

Disciplinas: a grade curricular do curso também é importante na hora de aprender a programar. Afinal, de nada adianta você ter uma vastidão de assuntos, se eles são pouco relacionados ao dia a dia de trabalho dos profissionais de TI.

Mão na massa: uma característica básica de um bom bootcamp é ser orientado à prática. Ou seja, o aluno precisa ter contato com projetos reais, seja para criar um portfólio robusto para sua carreira ou para ter a vivência de quais habilidades o mercado de trabalho espera dele.

Tempo de estudo: com as pessoas vivendo rotinas cada vez mais caóticas, nem sempre é possível desprender um horário específico do dia para estudar. Por isso, é fundamental que o curso ofereça horários diversos de estudo.

Comunidade ativa: além de um ambiente de aprendizado, o curso também é um espaço para conhecer novas pessoas e fazer network. Por isso, busque por um curso que possua uma comunidade ativa de alunos para a troca de experiência e conexões, assim como tutores especializados e disponíveis para atender as demandas dos estudantes.

Seu caminho está na TripleTen

Agora que você já sabe como escolher o melhor bootcamp para sua formação, aqui vai a sugestão: TritpleTen! Esta é a melhor escolha para quem quer participar do mercado de TI. Premiada nos Estados Unidos, você encontra diversos cursos na TritpleTen, como:

São mais de 5 mil estudantes formados no mundo todo. Deste total, 87% levaram apenas seis meses para conseguir uma nova oportunidade de emprego.

Então, não espere mais! Use o cupom FUTUROBR30 para ganhar 30% de desconto em qualquer curso da TripleTen Brasil! Comece sua carreira de verdade!

Deixe seu comentário