Jacaré avistado nas margens do Açude São Gonçalo, no Sítio Carnaúba, zona rural de Nazarezinho
Compartilhe!

Na manhã desta quinta-feira (11), um morador do Sítio Carnaúba, na zona rural de Nazarezinho, encontrou um jacaré nas margens da represa do Açude São Gonçalo, que abastece a cidade de Sousa e sua região. O animal já possui médio porte e chega a quase 2 metros de comprimento.

Segundo o Corpo de Bombeiros, este açude não é habitat natural de jacarés. Acredita-se que o animal tenha chegado ao local por meio das águas da Transposição do Rio São Francisco ou foi introduzido por uma pessoa mal-intencionada.

O Corpo de Bombeiros alerta que pescadores, banhistas e outras pessoas que frequentem o açude não tentem entrar em contato com os jacarés.

É importante relembrar, que na manhã do dia 15 de semtebro de 2023, o pescador Damião Lira, mais conhecido por “Damião das Malas”, residente na cidade de Marizópolis, capturou um filhote de jacaré no Açude São Gonçalo com um galão (tipo de rede de pesca).

pescador damiao lira com filhote de jacare
Pescador Damião Lira segurando filhote de jácare.

O açude

O Açude São Gonçalo foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na época IFOCS (Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas), entre as décadas de 20 e 30. Localizado há cerca de 15 km da zona urbana de Sousa, o reservatório é oriundo do Rio Peixe.

Maior reservatório hídrico de Sousa, o Açude São Gonçalo recebeu águas advindas da Transposição do Rio São Francisco em fevereiro de 2022. Antes com capacidade para receber 40.582.277 de metros cúbicos, agora ele pode chegar a 41.089.861 metros cúbicos.

Sertão Informado

Deixe seu comentário