Spread the love

Na tarde e noite deste sábado (13), a zona rural de Itapetim, no Sertão pernambucano, foi agraciada com uma precipitação pluviométrica significativa, totalizando 100 milímetros, no Sítio Pé de Serra. A informação, que trouxe alívio aos moradores da localidade, foi divulgada pelo influencer digital Nivaldo Leonardo, do canal “Coisas do Nordeste”, que conta com mais de 600 mil seguidores no TikTok.

Os açudes da comunidade foram agraciados com o líquido precioso, alimentando as reservas hídricas locais. A notícia foi recebida com alegria pelos moradores, que há tempos ansiavam por chuvas que pudessem garantir um período mais tranquilo.

Na sede do município, a chuva foi 28 milímetros, conforme dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Outras comunidades rurais também foram contempladas. No sítio Gameleira, por exemplo, foram registrados 4.5 milímetros.

Vale ressaltar que em 2023, Itapetim registrou um acumulado de 602 milímetros ao longo do ano. A notícia das chuvas recentes traz esperança aos agricultores e comunidades que dependem da água para suas atividades cotidianas.

Além de Itapetim, outras cidades da região do Pajeú também foram beneficiadas pelas chuvas. Confira alguns registros pluviométricos em municípios da região:

Afogados da Ingazeira: 30 mm

Brejinho: 10 mm

Carnaíba: 4.5 mm

Ingazeira: 25 mm

São José do Egito: 25 mm

Solidão: 24 mm

Tabira: 25 mm

Tuparetama: 13 mm

João Paulo Pereira – Repórter do Sertão

Deixe seu comentário