A partir deste domingo (21) a região Nordeste registrará grandes acumulados de chuvas por vários dias seguidos, o que poderá trazer transtornos para algumas regiões. É como se as chuvas estivessem se deslocando pelo Brasil ao longo dos últimos dias, deixando a região Sul, passando pela região Sudeste neste final de semana e passando para a região Nordeste no início desta próxima semana.
Claro que isso não significa que as chuvas simplesmente deixarão de ocorrer no Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias, afinal estamos no verão e as pancadas de chuva podem ocorrer ao longo dos dias, principalmente durante a tarde, devido a combinação do calor e umidade da estação. Mas o padrão de chuvas mais generalizadas e volumosas passarão a ocorrer na região Nordeste, devido ao avanço do sistema frontal que agora atua sobre o Sudeste e a formação de um novo sistema de baixa pressão.
A frente fria que se formou durante o final de semana na costa Sudeste, causando uma virada no tempo na região e chuvas mais generalizadas, continuará se deslocando para norte à medida que seu ciclone associado se afasta do continente e perde intensidade. A partir da tarde de domingo, essa frente estará posicionada entre o norte da região Sudeste e sul do Nordeste, causando chuvas nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia.
A convergência gerada por essa frente fria combinada a um cavado em médios níveis da atmosfera darão origem a um novo sistema de baixa pressão na altura do litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo entre o domingo e a segunda-feira (22). Este novo centro de baixa pressão, por sua vez, dará origem a uma nova frente fria, na altura da costa do Espírito Santo e sul da Bahia.
A partir dessa segunda-feira essa nova frente fria organizará um corredor de umidade e chuvas sobre o Centro-Norte do Brasil. Junto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), esse corredor de umidade – semelhante a uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – provocará chuvas volumosas inclusive no interior da região Nordeste, norte do Centro-Oeste e sudeste da região Norte.
Veja a matéria completa no tempo.com