Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura, construiu, na última terça-feira, 30, uma barragem subterrânea e, desta vez, na Comunidade Rural Conceição de Cima, nas terras do senhor Francisco Simões (Seu Márcio).

A barragem beneficiará seis famílias as quais terão mais oportunidades de produção e assim participar de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), dentre outros, devido à área úmida oriunda da barragem que propicia os mais diversificados cultivos como feijão, hortaliças, grãos etc.

O engenheiro agrônomo da secretaria, Iere Caindre, explicou que a barragem subterrânea é utilizada há muitos anos, mas com as novas tecnologias conseguiu-se baratear essa construção facilitando o acesso.

“Nós fazemos um corte perpendicular ao curso de água, neste caso temos um riacho na própria comunidade. E, após essa trincheira que nós cavamos, colocamos uma lona específica para essa construção que a gente chama de septo impermeável e aquela água que ia ser perdida no riacho, nós conseguimos que ela represe à montante do riacho onde a lona é colocada, com isso a água vai ficar por muito mais tempo retida no solo”, explicou o engenheiro.

Iere Caindre esclareceu que ainda há a construção de um poço, que é a montante da barragem, em que os moradores da localidade terão acesso à agua e podem fazer o controle da salinidade.

“Essas ações da secretaria de agricultura vêm ajudando muito às comunidades para que a gente consiga, cada vez mais, desenvolver a zona rural”, afirmou.

Já o agricultor, Francisco Simões, popularmente conhecido como Márcio, informou que seis famílias serão beneficiadas com a barragem, pois, irão trabalhar com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), merenda escolar, além de uma área coberta que vai gerar mais água.

“Com a barragem, iremos ter água suficiente para aguar, para fazer o plantio do feijão, melancia, enfim, todos aqueles que podemos levar para a secretaria de agricultura”, comemorou.

Áudio de Iere Caindre:

Áudio de Francisco Simões (Márcio):

Secom

Deixe seu comentário