Compartilhe!

Imagem do WhatsApp de 2024 02 12 as 11.07.40 bce2c033Na última quarta-feira (07 de fevereiro), a sede da Secretaria de Educação, em Malta, na Região Metropolitana de Patos, foi palco do início do tão aguardado Workshop de Escrita Criativa e Produção de Documentários. O evento, realizado através da Lei Paulo Gustavo do Estado da Paraíba, com suporte da Secult-PB e apoio da Prefeitura de Malta, tem como objetivo principal explorar o vasto universo cinematográfico, moldar histórias e capturar momentos únicos, proporcionando uma experiência educacional única e enriquecedora aos participantes.

Diego Trindade, Jornalista, Produtor Cultural e proponente do projeto, tem sua equipe base composta por Herika Guedes, Diretora de Fotografia, Luiz Guedes, Filmaker, Daniel Medeiros, Fotógrafo, Nathália Avelino especialista em Marketing Digital, Jones Oliveira como Designer e Anikerly Rachel, fotógrafa.

O evento contou ainda com a ilustre presença de autoridades locais, incluindo Ana Peixoto, Secretária de Assistência Social, Eriane Peixoto, Secretária Municipal de Saúde, e Irís Rodrigues, Presidenta do Conselho Municipal de Cultura. A participação dos vereadores Milena Fontes e Luizinho de Zé Dantas reforçou o compromisso das autoridades com o setor cultural. O workshop esgotou todas as vagas, atraindo não apenas alunos locais, mas também jovens e interessados de cidades circunvizinhas, como Patos e Condado.

Diego Trindade, CEO da empresa DT Marketing Digital expressou a importância do projeto para o município, sertão e Estado da Paraíba, afirmando: “Este workshop representa um marco crucial para o desenvolvimento cultural em Malta e regiões vizinhas. Estamos comprometidos em capacitar novos talentos na produção audiovisual, contribuindo significativamente para o setor no município, no sertão e em todo o estado da Paraíba.”

Imagem do WhatsApp de 2024 02 12 as 11.07.40 834161ecNo último sábado (10 de fevereiro), teve início a primeira aula prática do projeto, marcando um dia altamente produtivo. Ao longo dos sábados subsequentes, serão ministradas 11 aulas, totalizando uma carga horária de 60 horas. Os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de documentários, concorrendo a uma premiação total de R$1.500,00, destinada à equipe que apresentar o melhor documentário e as melhores fotos.

Destaca-se que mais de 60% dos inscritos para o workshop são mulheres, evidenciando uma significativa representatividade feminina no interesse e participação no curso. Essa diversidade de perspectivas e vozes promete enriquecer ainda mais a experiência, proporcionando um ambiente inclusivo e propício para o desenvolvimento criativo e colaborativo.

Diego Trindade, também destacou a relevância da retomada cultural e do audiovisual, impulsionadas pela Lei Paulo Gustavo. Em suas palavras, ressaltou: “Através dessa iniciativa, não apenas revitalizamos o cenário cultural, mas também proporcionamos uma plataforma para a expressão criativa e a construção de narrativas únicas. A Lei Paulo Gustavo, ao incentivar projetos como este, torna-se uma peça fundamental na reconstrução do tecido cultural e audiovisual, contribuindo para a formação de novos talentos e consolidando a Paraíba como um polo vibrante e inovador na produção cinematográfica.” O apoio governamental, aliado ao comprometimento da comunidade, evidencia a vitalidade desse movimento cultural no estado.

Vale ressaltar o apoio essencial do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, que contribuíram para a realização deste projeto, fortalecendo a cultura e a produção audiovisual no cenário local e estadual. O Workshop de Escrita Criativa e Produção de Documentários em Malta promete deixar um legado duradouro, incentivando a criatividade e promovendo o crescimento cultural na região.

Assessoria

Deixe seu comentário