Ala das baianas da Mocidade Alegre: referência a Aleijadinho. Foto: Secretaria Municipal de Cultura via Instagram
Compartilhe!

A escola de samba Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo em 2024. Com um desfile abordando a obra do escritor Mário de Andrade, a escola foi declarada a grande vencedora nesta terça-feira, 13, conquistando o bicampeonato e levando seu 12º título da principal liga do carnaval paulista.

Durante a apuração das notas no Sambódromo do Anhembi, a partir do quinto de dez quesitos, a escola do bairro do Limão começou a despontar como a favorita isolada, ao lado da Dragões da Real, da Vila Anastácio e ligada à torcida organizada do São Paulo Futebol Clube. Ambas fizeram um desfile tecnicamente perfeito e acabaram empatadas com 270 pontos, mas a Mocidade acabou levando pelo critério de desempate, que incluí a somatória das notas descartadas.

A apresentação da Mocidade Alegre, com o tema “Brasileia Desvairada – a busca de Mário de Andrade por um país”, lembrou a vida e obra do autor modernista, um dos principais representantes da literatura brasileira no século XX.

Entre os destaques da passagem da escola pelo Sambódromo do Anhembi está a interpretação do próprio Mário de Andrade feita pelo ator Pascoal da Conceição (que deu vida a personagem Doutor Abobrinha da série “Castelo Rá-Tim-Bum”) e a ala das baianas, que imitavam estátuas de Aleijadinho

Foram rebaixadas para o grupo especial do Carnaval paulista as escolas Independente Tricolor, também ligada a uma torcida organizada do São Paulo e Tom Maior, do bairro do Sumaré. A Vai-Vai – cujo desfile causou polêmica entre bolsonaristas por retratar os policiais como demônios – acabou no meio da tabela, em oitavo lugar, com 269,4 pontos.

Neste sábado, 17, as cinco primeiras colocadas desfilam no desfile das campeãs do carnaval paulista, junto com a campeã e a vice do grupo de acesso 1 (o equivalente à segunda divisão) e a campeã do grupo de acesso 2 (o equivalente à terceira divisão do carnaval paulista).

O Antagonista

Deixe seu comentário