Compartilhe!

Após o nascimento do bebê, são realizados alguns testes, a fim de garantir a saúde e bem-estar da criança logo em seus primeiros dias de vida.

Os procedimentos são conhecidos por “triagens neonatais”. Muitos pais tendem a se preocupar apenas com o teste do pezinho, porém existem outros dois testes que são fundamentais e devem ser feitos por uma fonoaudióloga de sua confiança

São eles:

Teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal)

Serve para detectar se o bebê possui alguma alteração auditiva. Deve ser feito no primeiro mês de vida e caso não tenha sido realizado, os pais devem procurar procurar um especialista e fazê-lo o quanto antes.

É um exame rápido e indolor, feito enquanto o bebê dorme, já que o aparelho utilizado no procedimento é muito sensível e qualquer movimento ou ruídos podem interferir no resultado do exame.

Teste da linguinha (avaliação de frênulo lingual)

O teste da linguinha avalia se o frênulo lingual está interferindo nos movimentos da língua. Isso pode prejudicar a amamentação e, posteriormente, impactar negativamente o desenvolvimento da fala e o processo de transição alimentar.

Com esse exame é possível diagnosticar precocemente o problema e assim propor um tratamento adequado.

O diagnóstico precoce de alterações é imprescindível e pode mudar o futuro do seu bebê.

Não sabe qual profissional procurar? A fonoaudióloga Lara Maria, graduada na Unipê, atua em Patos e trabalha com atendimento a domicílio – CRFa 4-13475.

Siga a fonoaudióloga Lara Maria no Instagram (@testedaorelhinhaa) e fique por dentro de tudo sobre a saúde do seu bebê.

Atendimento nas sexta-feira na Clínica Afeto, que fica no Edifício  UDI, 411, 3º andar, na Rua Bossuet Wanderley, no Centro; e nos sábado na HE Saúde, vizinho à doutora Felícia Crispim, na Rua Bossuet Wanderley, 866, Sala 1, no bairro Brasília.

Entre em contato via WhatsApp apertando aqui ou ligue para telefone (83) 99883-1492

Imagem do WhatsApp de 2024 03 12 as 08.20.01 57cef2d9

Patosonline.com com Folha Patoense

Deixe seu comentário