Após o nascimento do bebê, são realizados alguns testes, a fim de garantir a saúde e bem-estar da criança logo em seus primeiros dias de vida.
Os procedimentos são conhecidos por “triagens neonatais”. Muitos pais tendem a se preocupar apenas com o teste do pezinho, porém existem outros dois testes que são fundamentais e devem ser feitos por uma fonoaudióloga de sua confiança
São eles:
Teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal)
Serve para detectar se o bebê possui alguma alteração auditiva. Deve ser feito no primeiro mês de vida e caso não tenha sido realizado, os pais devem procurar procurar um especialista e fazê-lo o quanto antes.
É um exame rápido e indolor, feito enquanto o bebê dorme, já que o aparelho utilizado no procedimento é muito sensível e qualquer movimento ou ruídos podem interferir no resultado do exame.
Teste da linguinha (avaliação de frênulo lingual)
O teste da linguinha avalia se o frênulo lingual está interferindo nos movimentos da língua. Isso pode prejudicar a amamentação e, posteriormente, impactar negativamente o desenvolvimento da fala e o processo de transição alimentar.
Com esse exame é possível diagnosticar precocemente o problema e assim propor um tratamento adequado.
O diagnóstico precoce de alterações é imprescindível e pode mudar o futuro do seu bebê.
Não sabe qual profissional procurar? A fonoaudióloga Lara Maria, graduada na Unipê, atua em Patos e trabalha com atendimento a domicílio – CRFa 4-13475.
Siga a fonoaudióloga Lara Maria no Instagram (@testedaorelhinhaa) e fique por dentro de tudo sobre a saúde do seu bebê.
Atendimento nas sexta-feira na Clínica Afeto, que fica no Edifício UDI, 411, 3º andar, na Rua Bossuet Wanderley, no Centro; e nos sábado na HE Saúde, vizinho à doutora Felícia Crispim, na Rua Bossuet Wanderley, 866, Sala 1, no bairro Brasília.
Entre em contato via WhatsApp apertando aqui ou ligue para telefone (83) 99883-1492
Patosonline.com com Folha Patoense