Compartilhe!

a3b851a2 025e 47f7 945f c8480030b597A Central Estadual de Transplantes registrou, nessa quinta-feira (14), a 10ª doação de órgãos e tecidos de 2024. A ação foi realilzada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, onde a paciente doadora, uma mulher de 35 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela foi vítima de um edema cerebral associado a um politrauma.

Com o gesto, mais quatro pessoas deixam a lista de espera por um transplante. Após a realização de exames clínicos e de imagem, realizados por diferentes profissionais e em horários distintos, a equipe atestou a morte encefálica. A família foi consultada e permitiu a doação dos órgãos. Foram doados os rins e as córneas. A cirurgia de captação aconteceu no centro cirúrgico da própria unidade e teve a duração de três horas.

07eeae2c 97b4 4430 865b af5c5431344dOs rins foram levados para as Centrais de Transplantes da Bahia e do Ceará, sendo destinado o órgão direito para uma mulher de 53 anos, e o esquerdo também para uma mulher, de 50 anos. As córneas foram encaminhadas para análise no Banco de Olhos da Paraíba.

A diretora da Central paraibana, Rafaela Dias, ressalta o sentimento de solidariedade que envolve o gesto. “Expressamos nossa profunda gratidão à família que tomou essa nobre decisão, à dedicada equipe da Central de Transplantes, bem como à Secretaria de Estado da Saúde e ao Governo da Paraíba pelo incansável investimento, apoio e incentivo à política de doação de órgãos e tecidos. Essa ação é um testemunho do poder transformador da solidariedade e da importância da conscientização sobre a doação de órgãos”, enfatiza.

De acordo com dados da equipe de estatística da Central de Transplantes, atualmente 536 pessoas aguardam na lista da Paraíba a espera de um órgão.

SECOM-PB

Deixe seu comentário