Compartilhe!

Para comemorar o Dia Nacional do Artesão, que transcorrerá na próxima terça-feira (19), o Governo da Paraíba promoverá uma vasta programação, que incluirá consultorias, visando à qualificação, palestras e  café da manhã, entre outras iniciativas — as atividades ocorrerão em João Pessoa, Campina Grande e em Monteiro, contemplando todo o Cariri paraibano.

A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato Paraibano (PAP), tem a parceria do Sebrae-PB, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

A presidente de Honra do PAP, a primeira-dama Ana Maria Lins, ressaltou a importância da iniciativa. “Para comemorar o Dia Nacional do Artesão, nada melhor que presenteá-los com aquilo que fazemos ao longo do ano: qualificação e toda a atenção do Governo da Paraíba e demais parceiros, como o Sebrae-PB. O nosso artesão, a nossa artesã, representam um segmento genuíno, que merece todo o apoio tanto do Governo do Estado quanto da população paraibana. Pelas iniciativas que temos adotado, não tenho dúvidas de que, no próximo dia 19, os artesãos têm o que comemorar”, afirmou.

A secretária da Setde, Rosália Lucas, também ressaltou a importância das comemorações do Governo da Paraíba para os artesãos. “Não há dúvidas de que o artesanato paraibano se fortalece cada vez mais graças à consciência do artesão, da nossa artesã, de buscar qualificação e atender um mercado cada vez mais exigente. E essa iniciativa tem gerado resultados. No último Salão, por exemplo, foram vendidos mais de R$ 3,7 milhões, prova de que o nosso artesanato se moderniza, o nosso artesão se qualifica, mas o seu produto se torna cada vez mais genuíno”, comentou.

Para a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, as homenagens no Dia Nacional do Artesão se tornam ainda mais importantes quando se consideram as conquistas da categoria nos últimos cinco anos. “O Dia Nacional do Artesão, aqui na Paraíba, não poderia passar em branco. Além da importância em si do nosso artesão, da nossa artesã, temos tido muitas conquistas nos últimos cinco anos, e é um dia para celebrar todas essas conquistas. Vamos ter uma semana de comemorações para acolher o artesão, que é o nosso grande motivo. Não existiria nenhum programa de artesanato se não fosse o artesão, se não fosse a artesã”, observou.

Programação
 – A programação do Dia Nacional do Artesão terá início já no dia anterior, na segunda-feira (18), em Campina Grande, na Loja do Museu do Artesanato, localizada no Shopping Partage. Na ocasião, será ministrada uma palestra sobre empreendedorismo e servido um café da manhã.

Já no dia 19, desta vez em João Pessoa, a programação terá início com o lançamento do Programa de Capacitação para os Artesãos 2024, a partir das 9h, no Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap) — quando será ministrado o minicurso “Como falar em público”, por Alysson Bernardo. Serão dois momentos: das 10h30 às 12h; e das 14h às 16h.

Na quarta-feira (20), a programação prosseguirá com o minicurso “Excelência no Atendimento — A chave do sucesso no artesanato”, ministrado por Cristiane Galdino e Teresa Cristina em dois momentos: das 9h às 12h; e das 14h às 16h.

Já no dia 21, será ministrado o minicurso “A Identidade Cultural como Diferencial no Artesanato”, ministrado pela curadora do PAP Janete Rodriguez, a partir das 9h30. Já à tarde, à partir das 14h, o minicurso terá como tema “Comunicação Assertiva e Afetiva”, por Rosário Brito.

Na Capital, a programação para comemorar o Dia Nacional do Artesão se encerrará com o minicurso “Contabilidade Básica para Artesãos”, ministrado por Rafael Rodrigues, das 9h às 12h.

Celebração no Cariri
 — As homenagens pelo Dia Nacional do Artesão promovidas pelo Governo da Paraíba e parceiros também vão contemplar artesãos de municípios do Cariri paraibano, berço de uma das tipologias mais apreciadas no segmento — a renda renascença.

A primeira edição do Encontro Regional da Renda Renascença, que terá como tema “Renda-se ao Empreendedorismo Feminino”, celebrará durante toda a semana o arranjo produtivo de cada município do Cariri paraibano.

O Encontro Regional da Renda Renascença ocorrerá no Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), em Monteiro, a partir das 9h, começando por discutir o arranjo produtivo de São Sebastião do Umbuzeiro, na segunda-feira (18).

Já na terça-feira (19), será a vez de Zabelê, seguindo por São João do Tigre, na quarta (20); Camalaú, na quinta (21); e Monteiro, na sexta (22). As comemorações do Dia Nacional do Artesão também contam com a parceria das prefeituras desses municípios.

Gov. da PB

Deixe seu comentário