Compartilhe!

Imagem do WhatsApp de 2024 03 18 as 12.55.10 9e8877f0Curitiba, PR – Nos dias 14 e 15 de março de 2024, Curitiba foi palco de um evento histórico para a advocacia brasileira. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio de sua Comissão Nacional da Mulher Advogada, realizou a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada. Com o tema “Evolução e Protagonismo”, o encontro buscou destacar o papel fundamental das mulheres na advocacia, além de discutir os principais desafios e conquistas enfrentados por elas no setor.

A advogada Drª Nathália Maênia, presidente da Comissão da Mulher em São José do Egito-PE, compartilhou sua perspectiva sobre a evolução da mulher na advocacia e os desafios que ainda persistem. “Da primeira advogada do Brasil, Esperança Garcia, em 1770, até as mais de um milhão e quatrocentas mil mulheres advogadas inscritas na OAB hoje, o caminho foi longo e marcado por lutas significativas”, destacou Maênia. “Estamos presentes em números expressivos, o que demonstra nossa força e determinação. No entanto, ainda há um longo caminho pela frente para alcançarmos a verdadeira equidade de gênero dentro da profissão”, enfatizou.

O evento não apenas serviu como uma plataforma para reconhecer os avanços já conquistados, mas também para fomentar o diálogo sobre como superar os obstáculos ainda presentes. “Não estamos aqui para falar de uma competição de gêneros, mas sim para destacar a importância da equidade. É crucial que continuemos a lutar por um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário, onde as mulheres possam prosperar sem barreiras”, afirmou Maênia.

A IV Conferência Nacional da Mulher Advogada contou com a presença de advogadas de todo o país, além de especialistas em direitos das mulheres e igualdade de gênero. Workshops, painéis de discussão e palestras abordaram uma variedade de tópicos, desde o empoderamento feminino no setor jurídico até estratégias para combater a discriminação e o assédio.

Este encontro anual tornou-se um marco importante para a advocacia feminina no Brasil, não apenas celebrando as conquistas já alcançadas, mas também pavimentando o caminho para futuros avanços. A determinação e o compromisso demonstrados pelos participantes reforçam a mensagem de que, juntos, é possível superar os desafios e continuar a lutar por uma advocacia mais igualitária e diversificada.

Assessoria de Comunicação
Gilclécio Lucena

Deixe seu comentário