Compartilhe!

Na última sexta-feira (22) o vereador Zé Gonçalves da cidade de Patos entregou oficialmente o seu pedido de desfiliação junto aos quadros do PT no município. Na oportunidade ele próprio lembrava que esse episódio tem se repetido. Nos últimos vinte anos o Partido conseguiu eleger em Patos quatro representantes para a câmara de vereadores e, desses quatro, apenas o ex-vereador Edileudo Lucena (2001 a 2004 e de 2013 a 2016) conseguiu permanecer no PT até o final dos mandatos. Os demais, Bonifácio Rocha (1993 a 1996), Fernando Jucá (2017 a 2020) e, agora, Zé Gonçalves, não concluírem seus mandatos como filiados do PT na Câmara Municipal.

Talvez por isso, a direção do partido no município não perdeu tempo e no mesmo dia já iniciou uma estratégia para substituir a lacuna deixada pelo ex-petista. Numa movimentação rápida, membros da direção municipal tentam convencer a integrante do PT das antigas, professora e sindicalista Verialúcia Dias de Lacerda, petista puro sangue como são reconhecidos os filiados históricos, a enfrentar o desafio de representar e assumir um mandato que tenha a cara do PT, no poder legislativo patoense.

Véria que é filiada ao Partido desde os anos 80, é professora de História e líder do movimento sindical pelo SINTEP (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba) na condição de diretora regional desta entidade, há vários anos. Foi candidata a vereadora e, na oportunidade dividindo votos no mesmo campo com o professor Edileudo, obteve uma expressiva votação, aproximadamente quinhentos votos.

Na mesma linha de ação, a direção trabalha para viabilizar o máximo de filiações até o dia 06 de abril, o dia D estabelecido pelo Partido em nível nacional. Ainda na sexta-feira, recebemos a solicitação de filiação do jovem advogado e funcionário da Caixa Econômica Federal, agência Patos, Francisco Cleber Soares (foto) que há muito vinha participando das atividades e campanhas do Partido e agora se torna um membro efetivo da sigla em nossa cidade. No sábado, recebemos o retorno e efetivação da filiação do Professor Manoel Perônico, professor efetivo da rede municipal na área do Jatobá e que nos anos noventa já foi candidato a vereador pelo PT. Na última semana, recebemos o pedido e efetuamos a filiação do Professor da UFCG, companheiro Marcelo Jorge de Sá, antigo militante que retornou para nossa cidade. Para as próximas duas semanas uma série de nomes, entre eles, professores, jornalistas, profissionais da saúde, jovens estudantes e donas de casa serão confirmados como filiados. Do prazo final, início de abril, até a convenção definiremos a nossa chapa.

Estamos confiantes de que conseguiremos compor uma chapa competitiva com uma boa diversidade de gênero, etnias e de atuação profissional, até porque essa chapa receberá a estrutura do segundo partido em termos de recursos em nível nacional; que terá um longo tempo de rádio; e seus candidatos e candidatas receberão apoios das lideranças nacionais que estão no governo federal. Serão esses companheiros e companheiras quem terão a prerrogativa e know-how de apresentarem para a população patoense os programas e ações que chegam e são executados em Patos advindos do governo do PT, analisou o presidente da sigla em Patos, Professor Edileudo.

Com relação ao trabalho em conjunto com os partidos da Federação, no início da semana teremos uma reunião entre PT e o PC do B, com o companheiro Roberto Lima (presidente municipal), e na terça-feira, em João Pessoa, teremos uma audiência com o Sargento Dênis para definirmos a situação com o PV.

No tocante à majoritária, segundo Lucena, presidente do diretório municipal e pré-candidato a prefeito no município, seu nome continua à disposição da sigla para levar o projeto até o fim. Embora deixe claro, que, em nenhum momento, ele será obstáculo para qualquer outro rumo que o conjunto do partido entenda como melhor para a coletividade.

O PT de Patos se reúne oficialmente no próximo dia 06 de abril, data em que todo o processo de filiação para as eleições deste ano já estará concluído.

Assessoria

Deixe seu comentário