Compartilhe!

Em defesa das famílias que têm pessoas com necessidades especiais, o vereador sindicalista Zé Gonçalves (sem partido) solicita, através de requerimento aprovado na Câmara Municipal, ao governador João Azevêdo (PSB), a implantação da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD) no município de Patos.

Além do governador, a solicitação é encaminhada também à deputada estadual Francisca Motta (Republicanos); à presidente da FUNAD, Simone Jordão Almeida, e ao secretário estadual de Educação, Antônio Roberto de Araújo de Souza.

No documento a ser enviado às autoridades, Zé Gonçalves ressalta o fato da cidade de Patos ser o principal centro urbano do Sertão e ainda não ter sido contemplada pelo processo de descentralização dos serviços da FUNAD.

“Essa realidade acarreta em transtornos consideráveis para os beneficiários devido à distância que precisam percorrer”, justificou. O parlamentar mirim ressaltou, ainda, a necessidade de se dar uma resposta ao apelo das famílias e dos próprios pacientes que tanto precisam desse apoio e de atendimento a novos diagnósticos.

Zé Gonçalves citou o fato do município de Pombal ter sido beneficiado e não se posicionou contra o serviço ser destinado a outros municípios, mas enfatizou a condição do município de Patos ter uma demanda maior, devido ao expressivo contingente populacional e abrangência regional.

Na opinião do parlamentar mirim, os serviços da FUNAD são de uma importância extraordinária para nossa cidade, pois conta com serviços do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e também do Centro de Atendimento ao Autista (CAA), que presta o serviço de referência a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Conta com neuropedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico e assistente social, além de um Centro de Libras para que os profissionais da educação aprendam a língua brasileira de sinais.

“A implementação de uma unidade de atendimento na capital do Sertão da Paraíba trará benefícios significativos não só para Patos, mas também para dezenas de outros municípios”, justificou.

Assessoria

Deixe seu comentário