Eclipse poderá ser visto presencialmente em países da América Central e América do Norte. No Brasil só será possível acompanhar pela internet. (foto: reprodução)
Spread the love

Um novo Eclipse Solar total promete fazer o ‘dia virar noite’ nesta segunda-feira (08) em diversas cidades do mundo.

Como trouxe o ClickPB, o fenômeno só poderá ser visto de forma mais efetiva em alguns municípios da América do Norte, como por exemplo Estados Unidos, México e Canadá.

Nas últimas semanas, moradores destas regiões têm inclusive sido orientados a armazenar comida devido a grande fluxo de turistas em alguns dos locais que possuem melhor visibilidade. A

Além dos três países citados, uma pequena parte do eclipse poderá ser visto da América Central, a chamada ‘penumbra do eclipse’, ou seja quando parte da sombra na qual a fonte de luz é apenas parcialmente bloqueada.

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia e membro da Sociedade Astronômica Brasileira, Marcelo Zurita, explicou ao ClickPB que o eclipse não poderá ser visto aqui no Brasil devido a uma questão de alinhamento.

“Um eclipse solar ele ocorre porque a lua se coloca entre a Terra e o Sol num alinhamento perfeito o que provoca uma sombra e acaba ocultando o sol para um estreita faixa que tem entorno de 200 km de largura por onde passará essa sombra do eclipse. Por uma questão de alinhamento”, explicou ao ClickPB.

De acordo com Zurita, os municípios que devem acompanhar o eclipse de forma total está numa ‘estreita’ faixa de 200 km.

“Ocorre que para nós aqui a lua não vai passar em frente ao Sol, como ocorre lá na América do Norte em quase todo, quase toda a América do Norte vai poder ver o eclipse seja na totalidade na estreita faixa de 200 km ou seja na parcialidade para o restante das localidades”, disse à reportagem.

Eclipse total em 2045

Marcelo Zurita explicou a reportagem do ClickPB o próximo eclipse total que abrangerá a Paraíba será no ano de 2045.

“O próximo eclipse total que nós vamos poder aqui da Paraíba vai ser o de 2045”, disse.

Como acompanhar da Paraíba o eclipse de 2024 que ocorrerá na América do Norte

Mesmo podendo não ser visto presencialmente no Brasil, o eclipse solar total que ocorrerá no América do Norte poderá ser acompanhado online.

É que vai ocorrer transmissão por parte da Nasa e também em outros sites, como o Olhar Digital.

ClickPB

Deixe seu comentário