Quer aprender um novo idioma mas sente que chega em um patamar e não consegue mais evoluir seus conhecimentos? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois separamos 4 dicas interessantes da neurociência para aprender um novo idioma que com certeza podem te ajudar.
Dessa forma, vai ser muito mais fácil focar os seus estudos de um novo idioma e realmente sentir os resultados dos seus esforços.
Então, quer saber quais são as 4 dicas da neurociência para aprender um novo idioma e aplicar na sua rotina de estudos? É só conferir até o final do conteúdo!
Insira o seu aprendizado em um contexto
Uma das maiores dicas da neurociência para aprender um novo idioma é: insira o seu aprendizado em um contexto. Por exemplo, se você quer aprender inglês para viajar, o ideal é estudar o idioma com foco nesse contexto, aprendendo mais sobre conversação e termos que te ajudem a viajar ao redor do mundo.
E o mesmo acontece se você quer aprender inglês para conseguir aquela tão sonhada vaga de emprego no exterior, onde você precisa aprender o chamado Business English. Ou seja, quanto maior a necessidade de compreender o idioma ou de se expressar nele, mais fácil será o seu aprendizado.
E é exatamente por esse motivo que muitas pessoas que moram no exterior aprendem o idioma nativo facilmente, pois necessitam do idioma no cotidiano e para as coisas mais simples, como fazer compras no mercado ou ir ao médico.
Então, insira o seu aprendizado no contexto em que você precisa aprender o idioma para um fim específico, como viajar ao redor do mundo ou se comunicar no cotidiano com colegas de trabalho. Dessa forma, você aprende mais rápido por se sentir motivado e também por causa da necessidade de aprender o idioma.
E lembre-se: você não precisa necessariamente sair do país para colocar o seu aprendizado de um novo idioma em um contexto. Atualmente, é possível estudar inglês online de acordo com as suas necessidades, onde as aulas levam em consideração as situações do seu cotidiano para facilitar o seu aprendizado de acordo com o contexto.
Ouça muita música no idioma
A motivação é essencial para aprender um novo idioma, então outra dica interessante da neurociência para você aprender um idioma estrangeiro é ouvir muita música neste idioma. Isso porque, ao começar a entender o que o seu cantor favorito está dizendo nas suas músicas preferidas, te deixa motivado a continuar estudando para conseguir aprender ainda mais sobre o idioma.
Além disso, ao ouvir música no idioma que está aprendendo, você ainda consegue desenvolver uma habilidade muito importante, que é a capacidade de ouvir e entender o que está sendo dito.
Ou seja, você se sente motivado por começar a entender o idioma e ainda desenvolve ainda mais essa habilidade tão importante.
Assista ao mesmo conteúdo 3 vezes
Outra dica da neurociência para aprender um novo idioma é assistir ao mesmo conteúdo 3 vezes, como por exemplo um filme que você gosta ou um episódio da sua série favorita.
Na primeira vez, você vai assistir o conteúdo no idioma original (que deve ser o idioma que você quer aprender), e colocar legendas em português. Na semana seguinte, você vai trocar as legendas em português por legendas no idioma original.
E na terceira vez que for assistir o conteúdo, desabilite as legendas e preste atenção apenas ao que está sendo dito. Segundo especialistas, é uma ótima forma de melhorar o seu processamento auditivo no idioma, e por ter visto o mesmo conteúdo várias vezes, vai se lembrar de vários diálogos e conseguir prestar mais atenção nas palavras utilizadas e na pronúncia.
Use o idioma tanto quanto puder
Por último, outra dica muito interessante da neurociência para aprender um novo idioma é utilizar esse idioma tanto quanto puder no seu cotidiano. E isso inclui falar no idioma (mesmo que sozinho), ler conteúdos nesse idioma e qualquer outra forma que você encontre para ter mais imersão.
Dessa forma, você incorpora o idioma no seu cotidiano, aprendendo mesmo quando não está estudando de forma propriamente dita.
Agora você já sabe quais são as dicas interessantes da neurociência para aprender um novo idioma. Então que tal colocar tudo que aprendeu em prática e começar a estudar um novo idioma agora mesmo?