Compartilhe!

Entre os dias 4 e 10 de abril, a UBS Diego Lucena, no bairro Vila Mariana, em Patos, foi palco do projeto Saúde Sexual e Reprodutiva, com foco no planejamento familiar e disponibilizando a inserção de DIU para mulheres interessadas em adotar um método contraceptivo não hormonal.

A iniciativa, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PB) e da Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, resultou na inserção de mais de 100 DIUs e realização de 140 atendimentos ginecológicos de enfermagem.

Segundo Ayrla Soares, coordenadora do programa Saúde da Mulher do município, as inserções terão continuidade, e os locais de atendimento serão divulgados em breve.

Esta primeira etapa do projeto visa capacitar os profissionais de enfermagem do município para atender em todas as quatro Diretorias de Gestão Administrativa (DGAs) da cidade, garantindo uma cobertura ampla e facilitando o acesso das mulheres aos serviços de saúde.

Os resultados tangíveis deste projeto são diversos, incluindo a redução da gravidez indesejada, a diminuição da mortalidade materna e infantil, e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Áudio de Ayrla Soares – coordenadora da Saúde da Mulher em Patos:

Secom

Deixe seu comentário