Foto: © Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
Compartilhe!

O plantão do final de semana (19 a 21) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, registrou o atendimento a 212  pessoas, das quais 22 vítimas de sinistros de trânsito. A unidade, que integra a rede estadual hospitalar, realizou 308 cirurgias de catarata pelo Programa Opera Paraíba e outros 22 procedimentos cirúrgicos, entre a sexta-feira (19) e o domingo (21), sendo 14 deles de urgência e oito eletivos.

Das cirurgias oftalmológicas do Opera Paraíba, 81 delas foram realizadas na sexta-feira, outras 139 no sábado e mais 88 no domingo, totalizando os 308 procedimentos. Já as 22 cirurgias eletivas e de urgência, oito foram gerais, outras oito ortopédicas, cinco vasculares e uma urológica. O diretor do hospital, Francisco Guedes, destaca como diferencial deste final de semana a capacidade do hospital absorver, além da demanda cotidiana na urgência e emergência, clinica médica e oncologia, no hospital do Bem, as cirurgias de catarata do Opera Paraíba.

“Não é fácil conciliar a assistência de nossa demanda regular com tantos procedimentos cirúrgicos como os que ocorreram neste final de semana, mas nos preparamos previamente e o resultado foi maravilhoso. Nossa equipe está de parabéns e o Governo do Estado por ampliar essas cirurgias e também trazer para Patos. Quando estivermos com as novas seis salas cirúrgicas que estão sendo construídas prontas e a nova UTI com 10 leitos, vamos ter condição de abraçar outros procedimentos do Opera”, afirmou.

Na urgência e emergência, o plantão com maior demanda de pessoas foi o de sábado (20) com o atendimento a 98 pacientes, seguido do domingo (21), com mais 83 atendimentos. Na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 31 pessoas deram entrada na unidade. Dos 22 pacientes vítimas de acidentes, 16 deles foram de pessoas que estavam em motocicletas. Houve ainda o registro de quatro casos com sinistros envolvendo automóveis, outro com bicicleta, além de um atropelamento.

Boa parte das vítimas de acidentes foi da cidade de Patos, com 11 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Matureia, Piancó, Teixeira, Passagem, São José de Espinharas e Santa Luzia.

Além dos casos envolvendo os acidentados, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 83 ocorrências, seguido de pessoas que tiveram complicações decorrentes de quedas, com 25 casos, além de cefaleia e mordedura de animais, com 11 casos cada um.

SECOM-PB

Deixe seu comentário