Fotos: Ascom
Compartilhe!

De 22 a 24 de abril, a Conab realizou o “Seminário de Integração entre Universidades, Institutos Federais e Conab: Diálogos sobre Formação em Compras Governamentais da Agricultura Familiar”. O evento aconteceu no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), em Brasília. A ação é organizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) e objetiva capacitar os atores envolvidos no processo de aprimoramento da gestão dos recursos públicos.

A informação é assessora de comunicação da Conab, em Brasília, Palloma Pires, justificando que, ao longo dos três dias, foram abordados assuntos como sustentabilidade, agroecologia, cooperativismo, PAA, Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), compras governamentais, entre outros. Esses temas são fundamentais nos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) assinados com as instituições parceiras.

Conforme aquela assessoria, participam superintendentes e representantes das regionais de MT, PB, MA, PI, SP, RS e PE; empregados da Conab que atuam como fiscais de TEDs; representantes de cooperativas, associações e coordenadores de TEDs de institutos e universidades com as quais a Conab firmou parcerias para execução de políticas públicas voltadas à agricultura familiar e a temas de fortalecimento institucional da Companhia, como planejamento estratégico, plano de cargos e salários, entre outros. “As instituições parceiras são os Institutos Federais do Piauí, Maranhão e Mato Grosso e as Universidades Federais do Vale do São Francisco (PE) e de Pelotas (RS)”, reforça Palloma.

Ainda conforme aquela assessora, atuaram como palestrantes e painelistas as superintendentes da Sudep e o gerente da Gepaf; os diretores da Digep, Diafi e Dirab; e assessores da presidência da Conab, além de convidados do MDA, MDS, FNDE e MTE.

O seminário teve, ainda, o intuito de capacitar os responsáveis pelos TEDs para executarem atividades de formação de agricultores e agricultoras que ainda não participam das compras governamentais da agricultura familiar, como o PAA e o PNAE, por exemplo. Ou seja, o objetivo é prepará-los para dialogar com a ponta”, explica o diretor de Gestão de Pessoas (Digep), Lenildo de Moraes. O gestor também destacou o foco que será dado na formação das mulheres agricultoras e ressaltou a importância do TED destinado a sustentabilidade por meio do mercado de crédito de carbono, que será executado pela UFPel.

Segundo o superintendente do Maranhão, Francisco Cysne, “os objetivos e os planejamentos apresentados no seminário demonstram que a Conab vem avançando com muita propriedade em suas atribuições institucionais, agregando qualidade e colaboração entre diversos atores que participam das políticas públicas. Além disso, o compartilhamento de ideias e experiências contribuirá para a obtenção de resultados mais eficientes e precisos”.

A superintendente da Paraíba, Kelly Ramalho, também destaca a importância do evento que “é essencial para a capacitação e a inclusão principalmente das mulheres agricultoras familiares, além de dar foco para a sustentabilidade”.

A abertura do evento, em 22/4, contou com a presença do ministro do MDA, Paulo Teixeira, do presidente Edegar Pretto, da diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização (Diafi), Rosa Neide, e do diretor de Gestão de Pessoas, Lenildo de Moraes. Na ocasião, Rosa Neide afirmou a necessidade e o compromisso de melhorar a articulação das ações executadas pela Companhia com toda a população brasileira.

Stúdio Rural/Programa Domingo Rural/Ascom

Deixe seu comentário