Compartilhe!

Uma criança de apenas 04 anos de idade, do sexo masculino, faleceu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, dia 20 de maio, no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, vítima de complicações da dengue.

Conforme informações obtidas pelo Patosonline.com junto ao hospital, o garoto foi acometido por um quadro grave da doença, com classificação D, de alto risco. Infelizmente, a criança acabou não resistindo e morreu por volta das 05h da manhã de hoje (20).

A criança era natural de Tuparetama, no Sertão de Pernambuco.

O grupo D é o grande perigo da Dengue. Ele é caracterizado por paciente com presença de sinais de choque, sangramento grave ou disfunção grave de órgãos. O paciente deve ser acompanhado imediatamente em leito de terapia intensiva.

Cenário da doença no Estado

Até a última sexta-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia confirmado cinco óbitos por dengue na Paraíba neste ano de 2024. Além disso, outras nove mortes estão em investigação. Os casos totais confirmados no Estado somavam 9.658 até a última atualização.

Os óbitos registrados anteriormente na Paraíba foram:

  • Uma mulher de 24 anos, no município de Camalaú;
  • Uma mulher de 42 anos, no município de Conde;
  • Um homem de 60 anos, em Campina Grande;
  • Um homem de 69 anos, em Cabedelo;
  • Uma mulher de 92 anos, em Campina Grande.

Cenário da doença no Brasil

Conforme os dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil já confirmou 2.768 óbitos por dengue em 2024 e mais 2.596 estão em investigação. Os casos prováveis da doença em todo o país atingiram a marca de 4.921.252, de acordo com a última atualização feita pela pasta na sexta (17).

Sobre o óbito, o Hospital Infantil de Patos emitiu a seguinte nota informativa:

O Hospital Infantil Noaldo Leite informa que um paciente do sexo masculino, de 4 anos de idade, foi trazido pela mãe para a unidade de saúde, na última terça-feira (14), com relato de: febre alta, mialgia, cefaléia, vômito e dor abdominal persistente de moderada intensidade, com piora nas últimas 24 horas. O quadro suspeito para arbovirose, o qual se confirmou com a sorologia reagente para dengue.

Infelizmente a criança, veio a óbito por volta das 05:00 desta segunda (20), após inúmeras tentativas de reanimação, sem êxito. Foi prestada toda assistência médica pela equipe platonista daquela unidade de saúde. A criança era natural do município de Tuparetama-PE. Por não se tratar de um caso autóctone, proveniente da Paraíba, o óbito segue para investigação e contabilização no estado vizinnho.

A direção geral do Hospital Infantil Noaldo Leite se solidariza com a família nesse momento de dor e perda irreparável.

Felipe Vilar – Patosonline.com

Deixe seu comentário