Compartilhe!

O município de Patos passará a contar com o Núcleo de Estudos dos Sinistros de Trânsito – NEST. Em reunião realizada nesta terça-feira, 29 de maio, com o prefeito Nabor Wanderley, o Superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, e o diretor do SAMU, João Albuquerque definiram os critérios da criação do núcleo.

Nabor Wanderley falou da importância da criação deste núcleo que irá acompanhar todos os sinistros que ocorrem na cidade e assim, fazer um trabalho preventivo e de planejamento para que os mesmos sejam evitados.

“Com esse decreto vamos poder monitorar todos os órgãos envolvidos: Polícia Rodoviária Federal, BTRAN, SAMU e STTRANS onde vamos ter dados reais dos sinistros de trânsito para que tenhamos um planejamento e, assim, procurar evitar o máximo de vítimas fatais”, destacou.

O superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, explicou que o NEST irá coletar dados referentes aos sinistros de trânsito e elaborar estratégias para evitar ocorrências e ressaltou a importância da integração com o SAMU Patos que irá abranger ainda mais o trabalho do núcleo.

João Albuquerque, diretor do SAMU Patos, relatou que com a criação do NEST o SAMU e a STTRANS irão trabalhar em parceria para que as vítimas de sinistros de trânsito tenham uma melhor assistência.

O NEST terá como objetivo promover a integração do conjunto de informações provenientes da base de dados de sinistros da cidade, realizar a interlocução entre os atores envolvidos, bem como com outros órgãos, além de realizar estudos técnicos sobre os dados estatísticos, o registro, a gestão, o controle e a validação dos dados.

O núcleo será composto por representantes da Superintendência de Trânsito e Transporte, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar – (CPTRAN), com atuação na área de trânsito; Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria Municipal de Educação e do SAMU que irão realizar estudos técnicos sobre os dados estatísticos, o registro, a gestão, o controle e a validação dos dados e informações sobre sinistros e estatísticas de trânsito.

Áudio de Nabor Wanderley – criação do NEST:

Áudio de Elucinaldo Laurindo – superintendente da STTRANS:

Áudio de João Albuquerque – diretor do SAMU:

Secom

Deixe seu comentário