Ao lado do presidente Lula, o diretor executivo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ex prefeito de Patos, Lenildo Morais, participará, nesta sexta-feira (30), em Riachão do Poço/PB, da inauguração do Lote 2 (trechos I e II) da Vertente Litorânea Paraibana, maior obra hídrica da Paraíba e a segunda maior do Nordeste.
“É importante estarmos em momentos como este. Nós estamos reconstruindo as politicas púbicas e precisamos estar dialogando com as lideranças”, conta Lenildo,
Pela manhã, será inaugurado o Lote 2 do Canal Acauã-Araçagi, obra que recebeu um investimento de R$ 715 milhões. A cerimônia incluirá um sobrevoo pelos 52 quilômetros de extensão do canal, seguido da abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém, no município de Riachão do Poço.
Ainda na sexta, às 11h45, no Centro de Convenções de João Pessoa, o presidente fará anúncios de novos investimentos federais para o estado, abrangendo as áreas de recursos hídricos, habitação e educação.
O canal
O Canal Acauã-Araçagi é um empreendimento estruturante do Governo Federal em parceria com o Governo da Paraíba, com o objetivo de aproveitar as águas interiores e as águas transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), por meio do Eixo Leste. Durante a visita, será acionada a válvula dispersora para liberar água do Lote 1 do canal para o rio, beneficiando três assentamentos do Incra: Chico Mendes, 21 de Abril e Padre Higino. O total de investimentos nos dois lotes ultrapassa R$ 1,2 bilhão.
<
p style=”text-align: justify;”>O Sistema Adutor do Canal Acauã-Araçagi, dividido em três lotes (1, 2 e 3), visa fornecer água potável para mais de 40 municípios da região, de forma regular e contínua, e, durante o período seco, suprir uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, beneficiando mais de 600 mil habitantes.
A captação de água é feita na Barragem de Acauã (Argemiro de Figueiredo), localizada no município de Itatuba. A partir da tomada d’água, o sistema adutor avança em direção ao norte, desaguando na Barragem de Araçagi, no Rio Mamanguape. Neste percurso, o sistema cruza as bacias dos rios Gurinhém e Miriri, integrando-as e promovendo o desenvolvimento de obras no empreendimento.
O projeto do Canal Acauã-Araçagi totaliza 109,10 km. O sistema foi projetado para funcionar totalmente por gravidade, transportando vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final.
Municípios contemplados:
Lote 01
- Itatuba
- Mogeiro
- Itabaiana
- São José dos Ramos
- Salgado de São Félix
- Ingá
- Juripiranga
- Pedras de Fogo
- São Miguel de Taipu
- Pilar
Lote 02
- São Miguel de Taipu
- Pilar
- Riachão do Poço
- Sobrado
- Sapé
- Marí
- Alagoinha
- Cruz do Espírito Santo
- Santa Rita
- Caldas Brandão
- Gurinhém
- Guarabira
- Mulungu
- Cuitegí
- Cuité de Mamanguape
- Alagoinha
Lote 03
- Alagoinha
- Cuité de Mamanguape
- Itapororoca
- Araçagi
- Curral de Cima
- Pirpirituba
- Capim
- Mamanguape
- Sertãozinho
- Serra da Raiz
- Belém
- Caiçara
- Duas Estradas
- Lagoa de Dentro
- Pedro Régis
- Jacaraú
- Logradouro
- Campo de Santana
Agenda:
- Data:30.08.2024 – Sexta-feira
- Hora: 11h
- Evento: Solenidade de inauguração do Lote II da Vertente Litorânea (Canal Acauã-Araçagi)
- Local: BR-230, Km 079 (entrada à direita), Riachão do Poço
– Hora: 13h
- Evento: Anúncio de investimentos do governo federal na Paraíba
- Local:Teatro Pedra do Reino, Centro de Convenções de João Pessoa, Rodovia PB-008, Km 5
Assessoria