Em uma ação conjunta da Cagepa e das polícias Civil e Científica foi desarticulado mais um esquema de furto de água na região de Patos, tendo um haras como principal beneficiário. A operação ocorreu nesta quarta-feira (18), após denúncias anônimas de moradores, que relataram possíveis desvios no loteamento Jardim Espanha, na zona oeste da cidade.
Técnicos da Cagepa, vinculados à Regional das Espinharas, constataram que o desvio vinha ocorrendo há algum tempo, sendo utilizado para irrigar plantações de capim e algumas espécies frutíferas em uma propriedade particular. Segundo o gerente regional, Jonatas Raulino, o furto comprometia o abastecimento de todo o setor de Patos, atendido pelo reservatório do bairro Bivar Olinto. “Para se ter uma noção do impacto, a quantidade de água furtada, cerca de 10 metros cúbicos por hora, seria suficiente para abastecer a cidade de Quixaba”, destacou Raulino.
Além das medidas administrativas, como a aplicação de multas, a Cagepa solicitará a responsabilização criminal do infrator, que deverá responder pelo uso indevido de água tratada para fins particulares.
Assessoria – Cagepa